Diretor do Câmpus Pinheiro recebe título de Cidadão Pinheirense Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Diretor do Câmpus Pinheiro recebe título de Cidadão Pinheirense

Publicado em: 02/09/2017

O diretor do Câmpus Pinheiro, Rickley Leandro Marques, recebeu, na noite dessa sexta-feira, 1º, o título de Cidadão Pinheirense. A homenagem foi conferida por meio do Decreto Legislativo 001/2014, indicação do vereador Oziel Menezes, pelos extensos serviços prestados na área da educação de Pinheiro ao longo de sete anos. A solenidade foi realizada no Auditório do Centro Cultural José Sarney na noite do dia 1º.

Rickley Leandro Marques é natural da cidade de Goiânia, iniciou suas atividades no Câmpus Pinheiro no ano de 2010 como docente do curso de Licenciatura em Ciências Humanas e, no ano de 2011, tornou-se o diretor do Câmpus. É autor do livro: A Condição Mariel: Memórias, Subterrâneas da Revolução Cubana, publicado no ano de 2012.

O Diretor do Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia é Licenciado e bacharel em História pela Universidade de Goiás, mestre em História pela Universidade de Brasília e Doutor pela mesma Universidade. Atua nas Áreas de História Contemporânea da América Latina, Brasil e Europa e Teoria e Metodologia da História.

Rickley Marques atuou no processo de interiorização e expansão da Universidade, sobretudo com a implantação dos cursos de Medicina, Enfermagem, Educação Física e Engenharia de Pesca, contribuindo para o desenvolvimento do Câmpus na região da Baixada Maranhense e, consequentemente, a transformação da realidade da região por meio da educação.

Para o diretor do Centro, o título de Cidadão Pinheirense é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela comunidade acadêmica na cidade de Pinheiro. “Esse título não é importante só para mim, mas para toda a comunidade acadêmica de Pinheiro: docentes, discentes, técnicos-administrativos e terceirizados. Creio que o reconhecimento não é da pessoa do diretor, e, sim, da luta para consolidar o câmpus na cidade de Pinheiro. Eu fico muito orgulhoso pelo reconhecimento e pela oportunidade de ser Diretor deste Centro”, disse Rickley Marques

Na mesma solenidade, também foi concedido o título de cidadão de Pinheiro aos professores dos Cursos de Ciências Humanas Dimas dos Reis e Alexandre Fonseca e aos coordenadores do Curso de Medicina Raimundo Nonato Fonseca e Maria Raimunda Garcia.

De autoria dos vereadores da Câmara Municipal, a honraria representa o reconhecimento do empenho e da dedicação dos professores pelos relevantes serviços prestados ao município de Pinheiro. O título de cidadão é oferecido àqueles que não nasceram em um determinado munícipio e que prestaram relevantes serviços à cidade.

O professor Dimas dos Reis falou sobre a importância título de Cidadão Pinheirense e o reconhecimento do trabalho da Universidade.  “Temos que trabalhar ainda mais para o Câmpus de Pinheiro, pelas pessoas e pela educação. Nós temos que, a cada dia, dar o melhor que podemos, do nosso conhecimento, das nossas atitudes e das nossas ações para que o mundo seja melhor. Então, sinto-me orgulhoso e ao mesmo tempo grato pela indicação do título”.

Também esteve presente na cerimônia de entrega dos títulos o ex-reitor da Universidade, professor Natalino Salgado. O professor Natalino falou sobre o processo de expansão da Universidade e da implantação na cidade de Pinheiro. “Dei uma contribuição inestimável para esta região colocando para funcionar o Câmpus de Pinheiro, transformando-o num Centro Acadêmico. Deixei com sete cursos, esses que estão se consolidando mesmo na diversidade que o país vivencia neste momento. Devemos acreditar que é a educação que transforma as pessoas, uma sociedade e faz com que seja mais justa com o social”.

Texto: ROSIANE DE OLIVEIRA SILVA
Última alteração em: 12/09/2017 14:23