Iniciadas as aulas dos primeiros períodos do curso de Medicina do Câmpus de Pinheiro Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 01/06/2017

PINHEIRO - Iniciaram nesta segunda-feira, 29, as atividades acadêmicas relativas ao 1º, 2º e 3º período do curso de Medicina do Câmpus de Pinheiro. Os alunos dos demais períodos aguardam o diagnóstico que está sendo elaborado pela comissão especial criada para avaliar as condições necessárias para o início do período.

O coordenador do curso de Medicina de Pinheiro, Raimundo Fonseca, e a coordenadora adjunta, Raimunda Garcia, realizaram a recepção aos alunos e falaram sobre o município de Pinheiro, o perfil do egresso de Medicina, a estrutura curricular do curso e a rede pública de saúde da cidade.

Raimundo Fonseca explicou sobre o trabalho que é desenvolvido pela coordenação do curso, pela administração do Câmpus de Pinheiro e pela administração superior da universidade para garantir que as atividades de ensino sejam realizadas de forma eficiente para a boa formação de médicos no município. “Agradeço aos alunos pela compreensão e pedimos esse voto de confiança, pois sabemos que as condições não são as ideais, mas quem trabalha no serviço público sabe que não teremos tudo o que a gente quer, porém teremos o que precisamos. Temos fé que, cumprindo as diretrizes, teremos uma formação médica suficientemente adequada para o desenvolvimento de habilidades, atitudes, participação social e formação de bons médicos, seguindo os parâmetros nacionais”, disse o coordenador do curso.

Raimunda Garcia expôs os objetivos do curso: promover a formação do profissional médico com conhecimentos técnico-científicos integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS); formar médicos capazes de atuarem no processo saúde-doença nos diferentes níveis de atenção e nas ações de promoção e de prevenção; e assegurar o desenvolvimento de suas habilidades e atitudes, no processo da graduação.

Participou também da recepção a diretora geral do Hospital Macrorregional “Doutor Jackson Lago”, Denise Pereira, que ressaltou a parceria entre a UFMA Pinheiro e a unidade de saúde na perspectiva de oferecer espaço de prática aos alunos. “O Hospital Macrorregional possui mais de 12 especialidades médicas e, assim como o curso de Medicina, ter esta quantidade de áreas é um grande feito para a Baixada, pois sabemos que a região é carente de profissionais de saúde. O hospital está de portas abertas para receber os alunos do curso de Medicina. Temos uma estrutura muito boa e que está à disposição do curso para as atividades de práticas”, afirmou.

Texto: ROSIANE DE OLIVEIRA SILVA
Última alteração em: 01/06/2017 15:51