Diretor do câmpus de Pinheiro e Prefeito discutem parcerias para crescimento da Baixada Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 01/04/2017

PINHEIRO - Em reunião realizada na manhã da quarta-feira, 29, no Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia (CCHNST), entre o diretor do centro, Rickley Leandro Marques, o prefeito da cidade de Pinheiro, Luciano Genésio, e os Coordenadores dos cursos de graduação da UFMA de Pinheiro, foram discutidas parcerias para o desenvolvimento da instituição no município de Pinheiro e na baixada maranhense.

Durante a reunião, os coordenadores apresentaram ao prefeito as principais dificuldades enfrentadas pelo Centro e a forma que a Universidade pode contribuir com a população pinheirense. Estiveram presentes na reunião o Secretário de Educação, Augusto Miranda, o Secretário de Esporte Filemon Guterres e o Secretário de infraestrutura José Carlos Marinho.

Para o diretor do Câmpus de Pinheiro, as parcerias estabelecidas com a prefeitura e com o Governo do Estado são fundamentais para o desenvolvimento das atividades acadêmicas. “A Universidade vive um momento difícil, logo estamos num processo de consolidação e estamos muito agradecidos ao prefeito Luciano Genésio, que, desde quinta-feira, tem empenhado, coletivamente com a UFMA, esforços para estabelecer uma parceria para ajudar todos os cursos de graduação da Universidade. Estamos trabalhando hoje com o secretário de Infraestrutura, secretário de esporte e de educação. Estamos nos empenhando para começar as aulas o mais rápido possível e contamos com a colaboração da Prefeitura Municipal de Pinheiro”, afirmou Rickley Marques.

O prefeito Luciano Genésio demostrou interesse em estabelecer uma parceria com a Universidade visando ao desenvolvimento da baixada. “Juntos vamos buscar parcerias com o Estado para que tenhamos um apoio em nível nacional. Essa união com a Universidade só trará benefícios para a população pinheirense e da baixada. Espero transformar a cidade, ao longo desses quatro anos de governo, numa referência nas áreas de ensino e saúde”.

A UFMA, cumprindo a sua missão em promover a educação de ensino superior no Maranhão, vem implementando, nos diversos câmpus instalados no Estado, novos cursos de graduação com o objetivo de atender às demandas da sociedade, visando, além do desenvolvimento sustentável da região, garantir, também, o acesso da comunidade ao ensino de graduação de caráter público e de qualidade.

“Já tivemos apoio na gestão do professor Natalino Salgado, que contribuiu fortemente. Agora, na gestão da professora Nair Portela, buscamos consolidar os cursos de Medicina, Educação Física e Engenharia de Pesca, que são cursos caros e que demandam uma grande estrutura. O prefeito nos ajudará com a influência política para sensibilizar o governo do Estado”, concluiu Rickley Marques.

Saiba +

O Câmpus de Pinheiro conta hoje com seis cursos de graduação e abriga em sua estrutura física dois câmpus, um no bairro da Floresta, onde atualmente funciona a casa dos estudantes, e outro na estrada de Pacas.

Revisão: Jáder Cavalcante

Texto: ROSIANE DE OLIVEIRA