Início do conteúdo da seção

Cronograma

1989: criação  do Programa de Cooperação e Intercâmbio Internacional (PROCIN) por aprovação do Conselho Superior de Pesquisa e Extensão. A finalidade do referido programa foi o desenvolvimento de ações de cooperação e intercâmbio científico, técnico e cultural com instituições internacionais. 

A fim de normatizar o funcionamento do PROCIN, a Reitoria da UFMA à época, emitiu a Portaria 404/89-MR, que atribuiu funções de “apreciar tecnicamente quaisquer convênios, acordos, cartas de intenção ou similares que envolvam órgãos ou entidades estrangeiras, antes de serem apreciados pelo Reitor e pelos Conselhos Superiores”, bem como regulamentou a organização de um “Núcleo de Relações Internacionais” em cada Centro Acadêmico.

 

1997: aprovação do CONSEPE de um anexo à Resolução/1989, trazendo vínculo direto do Procin à Reitoria, redefinindo seus objetivos, atribuições e sua estrutura administrativa.

 

2007: surgimento, de modo mais abrangente, da Assessoria de Relações Internacionais (ARI).  


2018:  criação a partir da Resolução 1698-CONSEPE  de 12 de abril de 2018  do Núcleo de Relações Internacionais (NRI), com o objetivo de ampliar as ações de internacionalização na Universidade.

Fim do conteúdo da seção