Conforto e tranquilidade: motivos para frequentar a Biblioteca Central durante o período de férias Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 17/01/2019

SÃO LUÍS – Quem frequenta a Universidade durante o período de atividades letivas sabe como é grande o fluxo de pessoas dentro do Câmpus. Faltando 54 dias para o início de mais um semestre, há quem prefira utilizar alguns serviços oferecidos pela UFMA durante o período de férias, como a Biblioteca Central, por exemplo.

São várias as motivações para frequentar a Biblioteca durante o período de férias. Uma delas é a conexão de internet pelo Wi-Fi da Universidade: devido à diminuição da circulação de pessoas com aparelhos conectados à rede durante as férias, a velocidade de upload e download de informações aumenta significativamente, melhorando assim a velocidade da conexão de um notebook ou celular de um estudante.

Conforto

Outro motivo é a praticidade e o conforto durante a realização de uma atividade acadêmica, como a produção de uma monografia. A estudante Tábata Reis, do curso de Biblioteconomia, está escrevendo a sua e aproveita os diversos livros oferecidos pela Biblioteca para aumentar o número de referências de seu trabalho.

“Quando fico em casa, é bem mais difícil escrever e pensar com concentração. Ser estudante de Biblioteconomia é mais um motivo para dar valor à biblioteca e aos centros de pesquisa e informação. Vir aqui é valorizar e aplicar o que foi aprendido no curso, como a importância da catalogação e dos códigos. Tenho acesso a uma gama de livros que, muitas vezes, não podem ser encontrados pela internet. É bem melhor do que estudar em casa, fico muito centrada”, disse.

Também há pessoas que utilizam o espaço para aperfeiçoar o seu conhecimento. É o caso de Elizama Rocha, estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC) da Universidade. “Estou aproveitando este período de férias para ampliar o meu conhecimento em outras áreas. Nem sempre a internet pode substituir um livro que só pode ser encontrado em uma biblioteca”, explicou.

Ofícios

Nem só a comunidade acadêmica vem aproveitar a tranquilidade do espaço. Lucas Fonseca, nutricionista formado pela Universidade, frequenta a Biblioteca nas manhãs de segunda a sexta, estudando para realizar concursos e seletivos, sempre estudando de duas a três horas por dia. Lucas diz que isso impulsiona muito o seu desempenho em relação a outros candidatos.

Venho para a biblioteca fazer revisões para o meu plano de estudos para concursos, aproveitando o fato de o ambiente ser calmo para estudar e de ter acesso a vários livros que não possuo em casa. Essa prática vem me ajudando em diversos seletivos, já que, ficando em casa, podem ocorrer certas perturbações ao estudo, como barulhos”, pontuou.

Outra pessoa que utiliza o espaço é Rebeca Coelho, professora de Sociologia do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e tutora do curso de Pedagogia do Núcleo de Educação a Distância (Nead). Depois que entrega documentos e relatórios do encontro presencial referentes à tutoria, ela aproveita o tempo livre para frequentar a Biblioteca. “Com a manhã livre, fico por aqui corrigindo atividades e lançando notas, sem precisar me deslocar para a minha casa. É bem mais fácil”, contou.

Saiba mais

Para os interessados, a Direção do Núcleo Integrado de Bibliotecas (NIB) informou, no início do mês, que, durante o período das férias acadêmicas, o horário de funcionamento da Biblioteca Central será das 8h às 19h. As bibliotecas setoriais da Cidade Universitária encerram o expediente às 18h.

Já as bibliotecas localizadas nos câmpus do continente funcionam de acordo com o horário de cada local. Para obter mais informações, é necessário entrar em contato com as bibliotecas de cada câmpus.

Produção: Luiz Gabriel Bastos
Revisão: Jáder Cavalcante