Biblioteca do câmpus de Pinheiro realiza campanha de preservação dos livros Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Biblioteca do câmpus de Pinheiro realiza campanha de preservação dos livros

Publicado em: 11/10/2018

PINHEIRO - A Biblioteca Setorial do câmpus de Pinheiro realizará, durante o mês de outubro, a 3ª edição da Campanha de Preservação e Conservação dos Materiais Bibliográficos — Preserve para conservar o saber. A campanha tem por objetivo conscientizar a comunidade acadêmica por meio de visitas dos bibliotecários nas salas de aula de todos os cursos do câmpus, com exposição oral da importância do uso correto dos livros para elevar a sua longevidade, bem como distribuição de folhetos e marca-páginas contendo orientações quanto ao manuseio correto dos materiais informacionais.

Segundo a bibliotecária responsável pela ação no câmpus de Pinheiro, Soraya Albuquerque, a cada edição da campanha, busca-se fomentar bons frutos de conservação e preservação à estrutura física do legado científico, cultural e social tão relevante para sociedade, que é o livro. “Além disso, vislumbra-se que esse pensamento possa ser fixado na mente dos atores da biblioteca, tornando-os sensíveis a essa causa, pois conservar e preservar estes bens valiosos é responsabilidade de todos. Assim, se cada um fizer sua parte, poderemos elevar o tempo de permanência das informações no acervo de nossa biblioteca”, afirma.

A motivação dessa campanha é a identificação de exemplares danificados em nosso acervo e prevenir futuras ocorrências. “Esta necessidade de conscientizar os alunos a preservar e cuidar dos livros é de extrema importância. Deve-se pensar nos outros que também utilizarão esses livros para estudar e buscar conhecimento”, reflete Maria Soares, aluna da Licenciatura das Ciências Naturais — Biologia.

Durante a campanha, há exposição de exemplares danificados que foram encontrados na biblioteca, com emoticons, desenhados pelo estudante de Licenciatura de Educação Física, Carlos Bruno, simbolizando, por meio das reações, o estado dos livros em grau de danificação.

“A preservação dos livros em uma biblioteca é muito mais do que garantir que esses documentos estejam em condições adequadas de uso à comunidade acadêmica, mas, sim, preservar o saber possibilitando que ele continue a ser disseminado”, acredita a bibliotecária Letycya Vieira.

A campanha tem a estimativa de sensibilizar o número elevado de pessoas da comunidade acadêmica para essa causa. “Ressaltar sempre a importância de preservar o patrimônio da UFMA é o maior objetivo da nossa campanha”, finaliza o bibliotecário Lucio Lago Lopes.

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Câmpus de Pinheiro