X Semana de Monteiro Lobato no Colun Universidade Federal do Maranhão - UFMA

X Semana de Monteiro Lobato no Colun

Publicado em: 27/04/2017

O Colégio Universitário (COLUN) da UFMA foi palco, nos dias 25, 26 e 27 de abril, da X Semana de Monteiro Lobato, com o tema: “Resgatando a Leitura Literária Lobatiana com Alunos do Ensino Fundamental”.

O evento é fruto de um projeto da professora do curso de Biblioteconomia Leoneide Martins realizado pelo Curso de Biblioteconomia e Núcleo Integrado de Bibliotecas (NIB), em parceria com o COLUN, Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB 13ª Região) e a Rede Leitora “Ilha Literária”.

O projeto visa à promoção de atividades de mediação de leitura literária, por meio de obras de Monteiro Lobato e de outros autores de literatura infantil e juvenil, com vista ao incentivo à leitura e formação de leitores em escolas de ensino fundamental de São Luís-MA.

No Colun, as bibliotecárias Kélia Alves  e Eliziene Barbosa engajaram-se, juntamente com os professores do Colégio e do Curso de Biblioteconomia e alunos, na realização do evento.

A abertura da semana ocorreu com apresentação dramatizada de história de Monteiro Lobato encenada por alunos de Biblioteconomia e de peça encenada por participantes da Rede Leitora “Ilha Literária”.

Durante a realização da semana, alunos de Biblioteconomia supervisionados por professores ministraram oficinas literárias integradas às artes, à produção de textos, à produção de jogos culturais, à dramatização e à música.

Lugar: São Luís
Texto: JOSÉ AUGUSTO CISNE NETO