Início do conteúdo da seção

Apresentação

Núcleo de Educação a Distância - NEaD é o setor responsável pela gestão da modalidade a distância na Universidade Federal do Maranhão - UFMA, por meio do apoio aos departamentos durante todo o processo de oferta de cursos. Apresenta um quadro de recursos humanos formado por professores doutores, mestres e especialistas, além de técnicos administrativos e assistentes pedagógicos. Sua estrutura organizacional é composta pela Direção e pelas Coordenações Administrativa, Tecnológica, de Gestão Pedagógica, além das Coordenações de Curso. Essa estrutura organizacional trabalha de forma integrada a gestão de metodologias educacionais, buscando a inovação tecnológica e o alinhamento às diretrizes atuais da política da educação superior no Brasil. 

Desde a metade da década de 1970, a EAD já fazia parte dos projetos de qualificação de profissionais das áreas de educação e saúde. Utilizou, como instrumentos de comunicação, vários recursos: Módulos de Ensino, Instrução Programada e outras tecnologias. Mas desde 2004 as ações de EAD começaram a ser sistematizadas e sedimentadas na UFMA com a instituição do NEAD (Núcleo de Educação a Distância).

Os primórdios deste setor está ligado diretamente à institucionalização da EaD na Universidade, iniciada em 2004 com a resolução n° 73 que criou o Núcleo de Tecnologias da Informação, Redes e Educação a Distância – NTIREaD, na época constituído pelas sub-unidades: Núcleo de Tecnologia de Informação – NTI e Núcleo de Educação a Distância – NEaD.

No ano de 2006, através da Portaria n. 682 do Ministério da Educação - MEC, a UFMA foi credenciada para oferta de Educação Superior na modalidade a distância, ganhando impulso a partir de 2007, com a  primeira gestão do Reitor Natalino Salgado Filho, que assumiu a modalidade como parte das políticas prioritárias da instituição. Os resultados dos esforços da administração superior são rapidamente notados pela comunidade acadêmica com a reforma e ampliação da sede do Núcleo, realização de concursos para professores e técnicos, além da ampliação de parcerias e convênios, que possibilitam a constante multiplicação do número de programas educacionais.

Em 2015, por meio do PARECER CNE/CES Nº 52/2015, a UFMA recebeu recredenciamento para a oferta de educação superior na modalidade a distância. Leia mais em: https://goo.gl/JMRDs5.

Em 2017, o NEAD/UFMA, por meio do Edital 075/14-CAPES, iniciou as atividades de 10 Cursos de graduação e 3 cursos de Especialização, para 3.500 alunos, em 15 polos UAB http://portais.ufma.br/PortalUnidade/nead/paginas/pagina_estatica.jsf?id=299 

Em 2018, por aditamento do 075/14-CAPES, iniciamos atividades em mais 3 polos e em mais 5 cursos, no total de  mais 800 alunos. 

Em 2019, estão previstas ofertas também, via Edital 05/18-CAPES, em 6 novos polos: Alto Parnaíba, Paraibano, Penalva, Santa Quitéria e Urbanos Santos. Perfazendo um total de atuação em 24 polos UAB no MA, com os cursos de Letras/Português, Computação, Matemática, Pedagogia e Administração. Além de mais 2 cursos novos de pós-graduação: Ensino de Matemática no EM e Ensino de Ciências no EF (Ciência é 10!), oferecidos para 1.500 alunos.

Graduação: Administração, Administração Pública, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Computação, Física, Letras, Matemática, Pedagogia, Química. 

OBS: Dos dez (10) cursos de graduação oferecidos pelo NEAD/UFMA por meio da UAB, sete (7) deles foram avaliados com conceito 4 pelo MEC (Artes Visuais, Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia, Química, Administração, Administração Pública).

Especialização: Gestão em Saúde, Gestão Pública, Gestão Pública Municipal.

Os cursos ofertados pelo NEAD estão presentes em 15 Polos de Apoio Presencial UAB: Açailândia, Anapurus, Barra de Corda, Bom Jesus das Selvas, Caxias, Codó, Colinas, Fortaleza dos Nogueiras, Humberto de Campos, Imperatriz, Nina Rodrigues, Porto Franco, Santa Inês, São Luís, Timbiras. Em 2018, incluímos mais 3 polos: Arari, Viana e Dom Pedro.

Para os Cursos da UAB oferecidos em 2017 e 2018, contamos com 10 Coordenadores dos cursos de graduação e 3 Coordenadores de Especialização, todos  do quadro da UFMA. Dados disponíveis no site do NEAD. 

Fim do conteúdo da seção