Desafios, experiências e práticas inclusivas na Educação é tema de simpósio em Imperatriz Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Início do conteúdo da sessão

Desafios, experiências e práticas inclusivas na Educação é tema de simpósio em Imperatriz

Publicado em: 05/06/2019

IMPERATRIZ – A Universidade Federal do Maranhão, câmpus de Imperatriz, Unidade Centro, sedia de 3 a 6 de junho, o III Simpósio de Educação Especial e Inclusiva, com o tema "Desafios, experiências e práticas inclusivas na educação", organizado pelo Curso de Pedagogia em parceria com o Centro Acadêmico Paulo Freire e com a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).  O evento conta com uma programação variada de palestras, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos pelos participantes.  

No primeiro dia, foi realizada a palestra "O papel do Ministério Público no atendimento aos deficientes no que concerne o direito à educação”, apresentada pelo promotor Joaquim Ribeiro de Souza Júnior. Nesse dia, houve a oficina sobre métodos de inclusão direcionados à comunidade acadêmica, além do minicurso “Educação Especial no Ensino Superior”, ministrada pela professora Arlete Gonçalves.  

A programação contou também com outro minicurso, intitulado “Tecnologias Assistivas”, que foi ministrado pelo estudante do curso de Pedagogia da instituição, Raimundo Oliveira Marques, que possui deficiência visual. Ele ressalta o objetivo do evento e contextualiza a necessidade de inserção do deficiente em variadas áreas.

"O simpósio tem como ideia central a divulgação das formas de atuar na Educação especial. O minicurso que estou oferecendo vem com esse objetivo, de mostrar tecnologias que possibilitam pessoas com qualquer tipo de deficiência de atuarem na educação, no trabalho, na comunicação, no lazer por meio de redes sociais e na interação de modo geral. A pessoa com deficiência visual é menos assistida com recursos dentro da educação, até mesmo em relação a educação especial em si. Infelizmente, o deficiente visual ainda é pouco assistido”, lamenta.

O acadêmico demonstra com emoção sua participação no evento e a entrada em um curso de nível superior.

“Para mim, é a realização de um sonho. Aqui na universidade, eu sou o primeiro aluno com deficiência visual a ingressar e para a comunidade cega esse é um grande avanço. Estamos tentando desenvolver um trabalho na Associação de Deficientes Visuais, em Imperatriz, com o intuito de incentivar e dar continuidade aos estudos de deficientes no ensino superior”, acrescenta.

A estudante de Pedagogia e monitora do evento, Thaisa Silva, acredita que o simpósio é uma forma de conhecer os vários tipos de deficiências e aprender a lidar com elas, colocando-se no lugar do outro.

“O simpósio permite que vivenciemos os assuntos relacionados de uma forma mais completa, tanto nas questões do direito de ter essa acessibilidade, quanto de aprender a utilizar e até guiar os deficientes. Dessa forma, esse conhecimento poderá ser repassado para outras pessoas’’, avalia a aluna.

A programação continua até quinta-feira (06). Confira:

Quarta 05/06

08:00 - 11:30 - Oficina · Salas da UFMA

14:00 - 17:30 - Minicurso · Salas da UFMA

19:00 - 21:30 – Palestra - Tema: Experiências e desafios do aluno deficiente no Ensino Superior.

Participantes:  Raimundo Oliveira Marques (Pedagogia/UFMA); Max Rhuan de Andrade Sousa (Pedagogia/UFMA); Valdeci da Silva Cabral (Letras/Português/UEMASUL); Rafael dos Santos Silva (História/UEMASUL); Louise de Castro Alves Lima (Profª. Especialista/Ledora/Transcritora).

Quinta 06/06

08:00 - 17:30 - Apresentação Pôster · Auditório

19:00 - 21:30 - Encerramento · Auditório 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por email ufmaemdia@gmail.com ou telefone (99)3529-6002


Lugar: Câmpus de Imperatriz
Texto: Lucas Milhomem e Sara Kalinne
Última alteração em: 05/06/2019 16:22

Fim do conteúdo da sessão