Estudantes de Jornalismo de Imperatriz levam 38 trabalhos para o Intercom Nordeste e conquistam três prêmios Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 05/06/2019

IMPERATRIZ – Alunos, professores e técnicos do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFMA – Imperatriz participaram do maior congresso de comunicação regional – Intercom Nordeste, em São Luís. Ao todo, foram levados e apresentados 38 trabalhos acadêmicos divididos em GT’s, DT’s e na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação – Expocom.

O curso conquistou três prêmios em diversas categorias do Expocom, frutos de trabalhos realizados no âmbito da universidade, por alunos de Jornalismo e orientados por professores da área. Os alunos Gabriel Henrique, Lorenna Silva e Michele Souza foram premiados na categoria de Cinema e Audiovisual, modalidade Roteiro de não ficção (avulso ou seriado) com o trabalho - “Sinais que Educam: Perspectivas sobre a Educação para Surdos em Imperatriz (MA)".

Além deles, as discentes Daniele Silva Lima, Lorena Lacerda Lima, Danielle Carolina dos Santos Costa, Wyldiany Oliveira dos Santos foram vencedoras da categoria Plano de Comunicação Integrada com o trabalho – “  Plano de Comunicação Integrada UFMA na Estrada: aproximando academia e comunidade”. As estudantes Giuliana Piancó, Gabriel Henrique, Mariana Fernandes e Mayra Luz receberam o prêmio na categoria de Projeto de Assessoria de Imprensa (avulso) com o trabalho – “O plano de comunicação como estratégia para estruturação da Assessoria de Imprensa na ONG Música no Hospital”.

O câmpus Imperatriz levou para o Expocom dez trabalhos experimentais desenvolvidos em Trabalhos de Conclusão de Curso e nas disciplinas laboratoriais do Curso de Jornalismo. Para o Intercom Junior 26 artigos foram apresentados, e dois em Divisões temáticas, desenvolvidos em grupos de pesquisas.

Para o professor do curso, Alexandre Maciel, a participação dos alunos com todos estes trabalhos foi bastante proveitosa, por gerar uma troca de ideias e experiências vivenciadas em cada universidade da região Nordeste.

“Eu acredito que a participação foi bastante expressiva, o congresso é um momento de trocas, um momento de intensas colaborações, é um momento de conhecer o trabalho dos outros e de mostrar os nossos trabalhos, permite ao estudante mergulhar em determinado assunto e produzir seu próprio material científico e aprender a produzir material científico e se tornar pesquisador, e quando esse aluno chega no congresso ele tem sua realização máxima com muito orgulho por poder comentar as suas pesquisas. Acredito que o Intercom traz ótimos resultados de visibilidade para o curso de jornalismo da UFMA de Imperatriz como um todo”, comenta o professor.

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por email ufmaemdia@gmail.com ou telefone (99)3529-6002

Texto: Sarah Dantas e Alice Caroline
Última alteração em: 05/06/2019 10:20