Solicitação do Cartão de Acesso Único deve ser feita exclusivamente pelos SIGs Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Solicitação do Cartão de Acesso Único deve ser feita exclusivamente pelos SIGs

Publicado em: 18/03/2019

SÃO LUÍS - A partir deste mês, a solicitação do Cartão de Acesso Único (CAU) será realizada exclusivamente por meio dos Sistemas de Gestão (SIPAC, SIGRH e SIGAA). O processo continua o mesmo já utilizado na geração do Cartão Provisório, que está em funcionamento desde outubro de 2018.

Para Servidores:

SIGRH > Serviços > Cartão de Identificação > Solicitar

SIPAC > Outros > Cartão de Identificação > Solicitar

Para Discentes:

SIGAA > Outros > Cartão de Identificação > Solicitar

Em seguida, deve-se escolher o “nome” e a “foto” que vão aparecer no cartão. O CAU é um documento de identificação, portanto recomenda-se que o preenchimento das informações “nome” e “foto” devem ser realizados com bom senso, nos padrões adotados nos documentos oficiais, como carteiras de identidade, de habilitação ou passaporte.

Antes, a solicitação do cartão era realizada de forma presencial, havendo a necessidade de deslocamento do solicitante tanto para requisitar o cartão, quanto para receber ou emitir o boleto de pagamento da segunda via, nos casos de extravio ou perda.

Agora, a solicitação será automatizada, na qual o aluno, servidor ou colaborador acessa o sistema, solicita a emissão da carteira e aguarda o aviso para a retirada do seu cartão físico, que será entregue na PROAES, no caso dos discentes, e na PRH, para servidores e colaboradores. O tempo de espera será de até 10 dias úteis a partir da data de solicitação do CAU nos SIGs.

Enquanto o cartão não é emitido, o requerente utilizará o Cartão Provisório e poderá acompanhar a situação da entrega do CAU no próprio sistema. É importante frisar que, uma vez que a Carteira Provisória for solicitada, a física fica inutilizada.

Esse procedimento facilita a emissão, evitando filas, pois tudo passa a ser automatizado, necessitando dirigir-se apenas uma vez ao setor de entrega das carteiras. A ideia é facilitar o processo e dar mais transparência a esse serviço.

Para obter mais informações, entre em contato com o NTI pelo telefone 3272 8082 ou e-mail comunicação.nti@ufma.br, ou ainda na página do facebook.

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por email ufmaemdia@gmail.com ou telefone (99)3529-6002

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado