Simpósio de Comunicação da Região Tocantina encerra com mostra competitiva de produtos Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 11/12/2018

IMPERATRIZ – Com o tema "Interfaces da Comunicação e Política", ocorreu nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, o XII Simpósio de Comunicação da Região Tocantina – SIMCOM, na Universidade Federal do Maranhão, câmpus de Imperatriz, promovido pelo Curso de Jornalismo, em parceria com a Empresa Júnior de Jornalismo – ImprensaTriz e o Centro Acadêmico de Jornalismo Alexandre Maciel – CAJAM.

Este ano, o evento teve com proposta debater o cenário atual da comunicação e a política no âmbito acadêmico e, principalmente, social, tendo em vista que foi um ano eleitoral marcado por fortes questões políticas e ideológicas. As palestras abordaram questões de gênero, mídia, cobertura política, e as eleições de 2018, com professores e palestrantes de diversas universidades do país, como, por exemplo, as professoras Rayza Sarmento da Universidade Federal de Viçosa e Pâmela Pinto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, e a assessora de comunicação do governo do Estado do Maranhão, Carolina Paiva.

A conferência de encerramento foi ministrada pelo professor Emerson Urizzi Cervi, associado do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná, que trazia o debate sobre "Eleições 2018: uma perspectiva a partir da comunicação política". O professor trouxe questões da unificação e permanência social da comunicação e política. Além disso, apresentou dados que mostram o uso das redes digitais por políticos, com fins eleitorais, no âmbito estadual, regional e nacional.

Emerson explica a relevância de abordar temáticas sobre política e comunicação tanto no ambiente da universidade quanto na sociedade em geral. "O tema da comunicação política é um tema permanente, nós vamos ter isso sempre, é um debate contínuo, porque a comunicação e a política são duas faces de determinados aspectos da nossa sociedade que não se dissociam. Não existe política sem comunicação, e não existe comunicação desprovida de interesse político. A questão é debater cada vez mais para saber quais são os interesses que estão predominando e quais são as formas de utilização de comunicação que tem melhores resultados na vida da organização política na sociedade", afirma o professor.

Além das palestras, o Simcom contou com cinco minicursos que abordavam dicas sobre a produção de projeto na área de comunicação para os programas de pós-graduação de Mestrado; sobre assessoria em órgãos públicos; midiatização; análise do discurso e edição de vídeo. Foram apresentados cerca de 67 trabalhos científicos e 32 produtos na V Mostra Competitiva de Produtos.

Para a coordenadora do evento, professora do Curso de Jornalismo, Michele Massuchin, este ano foi bastante gratificante para a programação do Simpósio, que, pela primeira vez, teve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA, e também bateu recorde de inscritos, com 200 inscrições entre alunos, graduados e professores.

"O balanço geral do Simpósio este ano foi o crescimento bastante expressivo em relação aos anos anteriores. Muitos alunos e professores engajados, divididos entres diversas atividades. Acabou ficando marcado por ser o primeiro Simpósio depois de ter sido aprovado o mestrado em comunicação na universidade. Devido a isso vemos na plateia por exemplo, alunos que não são aqui no curso e isso também é uma coisa bacana de se perceber", avaliou.

Mostra Competitiva de Produtos

A V Mostra de Produtos do Curso de Jornalismo da UFMA, câmpus de Imperatriz, apresentou uma seleção de trabalhos experimentais dos acadêmicos, realizados sob orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes da UFMA. A premiação teve o objetivo de estimular o desenvolvimento e o aprimoramento da produção experimental na academia.

Os trabalhos passaram por três avaliações: a primeira, realizada pela comissão organizadora que teve como objetivo verificar se os produtos encontravam-se dentro das normas e padrões exigidos. A segunda etapa consistiu na análise dos produtos por profissionais selecionados pela comissão. E a terceira avaliação refere-se à apresentação e exposição do trabalho.

Ao todo, foram inscritos 32 trabalhos, destes 10 foram premiados e 5 tiveram menções honrosas. Os produtos foram divididos em 10 categorias.

Confira aqui a lista dos premiados

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por email ufmaemdia@gmail.com ou telefone (99)3529-6002

Lugar: Câmpus de Imperatriz
Texto: Frida Medeiros, Lara Borralho e Sarah Dantas