UFMA participa da 18ª Feira do Comércio em Imperatriz Universidade Federal do Maranhão - UFMA

UFMA participa da 18ª Feira do Comércio em Imperatriz

Publicado em: 18/09/2018

IMPERATRIZ - Quem visitou a 18ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), realizada entre os dias 12 e 15 de setembro, no Centro de Convenções, conferiu as novidades do comércio, da indústria, dos serviços do setor de tecnologia e uma grande programação cultural, além da participação da Universidade Federal do Maranhão, câmpus de Imperatriz.

Os alunos dos cursos de Engenharia de Alimentos, Enfermagem e do Programa de Educação Tutorial (PET) – Conexões de Saberes e professores de diversos cursos, durante todos os dias do evento, apresentaram e promoveram ações e atividades de pesquisa e extensão realizadas pela UFMA.

A professora Adriana Crispim de Freitas, coordenadora do PET Conexões de Saberes, avalia a presença da Universidade em uma das mais importantes feiras do comércio da região tocantina. "A participação da Universidade em espaços e eventos como a Fecoimp, em que toda a região vem para prestigiar, funciona como uma prestação de contas para a comunidade de todas as atividades e projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pela UFMA", destacou.

Durante a feira, visitantes e expositores que passavam pelo estande da Universidade tiveram a oportunidade de conhecer os cursos ofertados na instituição e participaram de ações realizadas pelos estudantes como análises sensoriais (olfativa e degustativa) de alimentos e instrução sobre primeiros socorros em caso de obstrução de vias aéreas, além de serem recebidos com entusiasmo pelos Enfermeiros do Riso, projeto de extensão do curso de Enfermagem.

O diretor do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST), Daniel Duarte Costa, participou do "Espaço Tecnologia" na FECOIMP, local destinado para apresentação de inovações tecnológicas por empresas e instituições locais, compartilhamento de novos conhecimentos, proporcionando intercâmbio de informações entre os presentes.

"Estamos trazendo alguns produtos dos projetos de pesquisa que são desenvolvidos dentro da UFMA, e o Laboratório de Instrumentação, Sensores e Automação (LISA) foi convidado para ocupar uma parte do 'Espaço Tecnologia', onde podemos apresentar à comunidade alguns produtos que estão em desenvolvimento no laboratório", explicou o diretor.

Ainda segundo Daniel, um exemplo de projetos que fez parte da exposição foi a impressora 3D, que tem a capacidade de imprimir peças em diferentes formatos saindo da impressão tradicional no papel. “Como é um projeto relacionado ao curso de Engenharia de Alimentos, pretendemos desenvolver uma metodologia para adaptar essa impressora para que ela possa imprimir produtos alimentícios. Estamos fazendo adaptações para que seja possível imprimir chocolate, criar peças e modelar o chocolate direto da impressora", destacou.

FECOIMP

A Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp) é uma das mais importantes feiras de negócios e fomento do comércio e indústria da região tocantina. A Fecoimp é realizada e promovida pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), em parceria com empresas e instituições públicas e privadas da cidade.

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por email ufmaemdia@gmail.com ou telefone (99)3529-6002

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Centro de Convenções de Imperatriz