Curso de Pedagogia da UFMA-Imperatriz realiza oficinas mutirão para finalização de TCC Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 15/06/2018

IMPERATRIZ -  O curso de Pedagogia da UFMA - campus Imperatriz realizou no período de 24 de maio a 14 de junho um total de 11 Oficinas  Mutirão para Elaboração de Projetos de Pesquisa e Monografia para os alunos concludentes do curso.

De acordo com a Coordenadora do curso de Pedagogia, Prof.ª Herli de Sousa Carvalho, o objetivo das oficinas é estimular, em especial, os alunos do 6° ao 9° período de Pedagogia, a iniciarem ou finalizarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Segundo a coordenadora, há uma grande demanda no curso, com mais 70 alunos em fase de elaboração de monografia.  O foco das oficinas foi promover uma “orientação coletiva” produtiva com a colaboração de todos os docentes do curso de Pedagogia, além de professores de Comunicação Social. O curso foi aberto para a comunidade acadêmica, independente do estudo realizado, mesmo que o aluno tenha professor orientador ou não.

“O saldo para essa primeira edição foi extremamente positivo. Durante todo o evento foi entregue aos alunos fichas uma ficha de avaliação pra eles colocarem os pontos relevantes de cada oficina e as contribuições da oficina para a monografia deles. O nosso objetivo é fortalecer esse laço entre o aluno e o professor gerando uma maior confiança e autoestima no processo do desenvolvimento da escrita e organização das ideias”, avaliou a coordenadora.

A acadêmica do curso de Pedagogia, Iara ribeiro de Araújo, está concluindo o curso de Pedagogia e participou de duas das oficinas. Ela conta que pôde sanar dúvidas sobre pesquisas de campo e escrita científica .

“Uma das oficinas que me ajudaram muito foi a ministrada pelo professor Marcos Fábio, que falou sobre redação científica. Pude tirar dúvida também sobre citações e como elas devem aparecer no texto da monografia. Espero que a universidade e as próprias coordenações proporcionem mais oficinas nessa temática ajudando os novos alunos que já estão se aproximando dos períodos de TCC”, disse.

A oficina está em sua primeira edição e a coordenação tem como meta continuar nos semestres seguintes.

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por email ufmaemdia@gmail.com ou telefone (99)3529-6002

Texto: Gessiela Nascimento/ Raynan Ferreira
Última alteração em: 15/06/2018 16:24