Ação Pedagógica de Extensão associa aprendizado e prática profissional em Imperatriz Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 07/06/2018

IMPERATRIZ - O curso de Pedagogia do da UFMA - Imperatriz recebeu nesta terça-feira (05) 12 turmas de alunos da escola municipal Juracy Conceição como parte de uma parceria estabelecida entre a universidade e escolas públicas vizinhas à instituição.

A ação foi realizada na Brinquedoteca, espaço laboratorial inaugurado em 2015, que possibilita a realização de atividades de extensão com alunos da comunidade.

O vínculo foi estabelecido com as escolas municipais Juracy Conceição e Tocantins e tem como principal objetivo aliar a prática do estágio curricular à realização de brincadeiras que estimulem o desenvolvimento da autonomia e criatividade das crianças.

O curso de Pedagogia tem duração de quatro anos e meio, sendo o estágio curricular disciplina obrigatória do oitavo período. Evanilton de Assis, estagiário e acadêmico do 8º período, destaca a importância de vivenciar a rotina profissional antes de concluir a graduação.

“Os alunos são incentivados pelos professores a se organizarem desde o momento em que entram na sala de aula. Já nós, como estagiários, devemos fazer um plano diário de acordo com o tema trabalhado pelo professor (a). É muito importante lidar com autonomia e organização no ambiente profissional”, afirmou.

A coordenadora da escola Juracy Conceição, Edilma Nogueira, esclarece que há na escola um projeto denominado Cantos de Atividade Diversificada, um momento em que o corpo docente disponibiliza em média cinco locais, dentro ou fora da escola, nos quais as crianças têm a oportunidade de escolher onde, com quem e quais atividades elas querem desempenhar naquele momento. Ela acrescenta que ações de parceria como essa são essenciais no estímulo das capacidades cognitivas das crianças.

“A brinquedoteca funciona como um espaço organizado em que as crianças têm uma variedade de escolhas através do ato de brincar. Ocorre em locais como esse o estímulo à interação e criatividade, incentivando o desenvolvimento intelectual desde os primeiros anos escolares", avalia.

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por email ufmaemdia@gmail.com ou telefone (99)3529-6002

Texto: Lucas Milhomem
Última alteração em: 07/06/2018 16:19