Projeto "Parada Literária" celebra um ano de atividade e é revitalizado, em Imperatriz Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 12/03/2018

IMPERATRIZ – Como forma de comemorar um ano de realização do projeto “Parada Literária”, servidores e bolsistas da Universidade Federal do Maranhão - Câmpus Imperatriz – realizaram, no dia 6 ações, para reforçar a presença do projeto nas dependências do Terminal de Integração em Imperatriz. Além da renovação do acervo de livros, foram colados cartazes na frota de ônibus que faz linha municipal e realizados convites direcionados aos usuários do transporte coletivo para a visita à estante de livros disponível no local.

O projeto foi implantado há um ano como iniciativa Câmpus de Imperatriz, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com o objetivo de possibilitar o acesso à leitura de forma mais prática e sem nenhum custo.

Com o lema “Quem lê nunca perde seu tempo”, a Parada Literária estimula a leitura por meio do empréstimo de livros. O passageiro pode pegar um livro de sua preferência e lê-lo enquanto espera o ônibus, podendo levá-lo para casa para continuar a leitura, se preferir. A devolução pode ser imediata ou quando o passageiro transitar novamente pelo local, tudo sem precisar do auxílio de um servidor.

Para o funcionário público e usuário do transporte coletivo em Imperatriz, Renê Carlos, a ideia é de suma importância para desenvolver o hábito da leitura entre os frequentadores do local. “A maioria das pessoas demoram muito tempo aqui e a ideia é excelente, porque elas têm essa oportunidade de ver um livro e pegar para ler, além de que conhecimento nunca é demais”, avaliou.

A ação também é vista como uma revitalização do projeto, que disponibilizou novos exemplares de livros para a população. Uma das idealizadoras da iniciativa, a bibliotecária da UFMA, Alessandra Saraiva, disse que a atuação do projeto continua igual, mas que as ações de divulgação serão maiores.

“A forma do empréstimo continua a mesma. A novidade é que estamos intensificando a divulgação e que faremos uma promoção da fan page da Parada Literária, em que iremos sortear um leitor para ter acesso a uma coleção do Dicionário Ilustrado da Revista Veja”, explicou Alessandra.

Nesta etapa do projeto são disponibilizados para a circulação cerca de 60 livros semanalmente. As obras que vêm abastecendo a estante são originárias de doações.

Doações

Os interessados em fazer doações de livros e revistas diversas ao projeto “Parada Literária” podem procurar a biblioteca da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus Centro, localizada na Rua Urbano Santos, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 8h às 21h.

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por email ufmaemdia@gmail.com ou telefone (99)3529-6002

Texto: Leiliane de Araújo
Última alteração em: 12/03/2018 14:48