Estudantes do curso de Jornalismo da UFMA lançam o audiobook "No fundo do poço têm água doce" Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 08/11/2017

IMPERATRIZ – Foi lançado na última quarta, 1º, no Café Literário do Salão do Livro de Imperatriz (Salimp), o audiobook “No fundo do poço tem água doce”, de autoria dos alunos da disciplina de oratória de 2017.1 do curso de Jornalismo da UFMA, Câmpus Imperatriz. O exemplar, que teve também apoio cultural da EBS Studio, custa R$ 10 e o valor arrecadado será destinado à Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare).

O livro é um audiobook de crônicas e foi uma iniciativa do professor da disciplina de Oratória, Marcos Fábio Belo Matos, e tinha como objetivo, além de proporcionar aos alunos uma compreensão da voz e desenvolvimento da fala, ajudar pessoas com câncer. “A parceria com Ampare eu já tenho há uns dois anos, desde que voltei de São Paulo, quando fiz o tratamento de câncer. Então via que tinha condição de ajudar pessoas nessa condição”, lembrou o professor Marcos Fábio, que realiza desde 2014, projetos como “Aulão do Enem”, para arrecadar fundos que são destinados a essa entidade.

Além de contribuir para o aprendizado e desenvolvimento do aluno e ajudar pessoas com câncer, as crônicas do audiobook buscam passar mensagens com temas variados e de motivação. “A ideia inicial era escrever um livro de crônicas com mensagens positivas, então era isso que ia conduzir todo o livro. Mas, no final das contas, achei melhor fazer uma mesclagem de várias mensagens”, declarou o professor.

A aluna Lorena Lacerda falou com entusiasmo sobre o projeto do audiobook e comentou que sua maior dificuldade foi medir a velocidade da voz ao ler as crônicas durante a gravação. No entanto, apesar dessa adversidade, Lorena falou sobre o outro objetivo do audiobook: a arrecadação de verba para a Ampare. “Eu tenho uma ligação com a Ampare, tenho histórico na família de que já faleceram com câncer. Já fiz algumas doações, como voluntária, deixando meu cabelo crescer e doando para eles fazerem perucas”, contou.

O audiobook também pode ser adquirido na coordenação do curso de Comunicação Social-Jornalismo do Câmpus Imperatriz.

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por email ufmaemdia@gmail.com ou telefone (99)3529-6002

Texto: Gessiela Nascimento
Última alteração em: 09/11/2017 11:21