UFMA marca presença em atividades do 15º Salão do Livro de Imperatriz Universidade Federal do Maranhão - UFMA

UFMA marca presença em atividades do 15º Salão do Livro de Imperatriz

Publicado em: 03/11/2017

IMPERATRIZ – Entre os dias 27 de outubro a 05 de novembro está sendo realizada a 15º edição do Salão do Livro de Imperatriz (Salimp). O evento é sediado no Centro de Convenções da cidade e dispõe de lançamentos de livros, mesas redondas, oficinas, palestras, apresentações culturais, gincanas, concursos, shows, venda de livros, visitação de escolas, dentre outras atividades.

Neste ano,  professores e alunos da Universidade Federal do Maranhão participaram de vários espaços dentro da programação, como o Café Literário, com palestras, mesas-redondas, relatos de experiências e lançamentos de livros.

Durante a semana, fizeram relatos de experiências de projetos desenvolvidos na Universidade a bibliotecária Alessandra Saraiva, que apresentou o “Projeto Parada Literária”. A professora Herli de Sousa Carvalho relatou sobre sua experiência no “Projeto Alma” e a aluna de Jornalismo, Barbara Fernandes, descreveu sua participação na grande reportagem, o longformSujeitos Ocultos”, produção  mediada pela professora Lívia Cirne.

O Café Literário também foi palco da mesa-redonda “Mulheres na Ciência”, com a participação das professoras Alda Queiroz, Vanda Pantoja e Natália Mendes e das palestras: “Democratização do Poder e da Política no Brasil", ministrada pelo professor Alexandre Peixoto;  "Protagonismo histórico da Professora Maria Firmina dos Reis”, pela professora Marileia Cruz e a palestra com várias dicas e macetes sobre a redação do Enem, “Redação do Enem: como fazer”, pelo professor e um dos coordenadores do Salimp Marcos Fábio Belo Matos.

O professor Marcos Fábio faz um balanço positivo da ampla adesão das universidades nessa edição do evento. "Esse ano tivemos mais espaço de relatos de experiências, debates, mesa-redonda, lançamento de livro, com uma participação bem representativa da UFMA, com professores e alunos de variados cursos", aponta. O professor, pondera, no entanto, que ainda sente falta da participação da Editora da UFMA (Edufma) no Salão do Livro. "Esperamos que em 2018 a Editora da UFMA possa nos prestigiar por ser a maior Editora Universitária no Maranhão", observa.

Durante o Salão do Livro, houve ainda o lançamento do livro da professora Emilene Souza “Umbigos Enterrados” e do audiobook “No fundo do poço tem água doce”, de autoria dos alunos da disciplina de oratória do curso de Jornalismo, juntamente com o professor Marcos Fábio.

O Diretor do Centro do campus Imperatriz, Daniel Duarte Costa, faz uma avaliação satisfatória da participação da Universidade em um evento de grande porte e tradicional como o Salão do Livro, "ficamos felizes em ver a UFMA ocupando cada vez mais esses espaços e participando de eventos dessa natureza, que saem dos muros da Universidade e dialogam com a sociedade, discutem temas atuais e levam um pouco da produção acadêmica para o público", avalia o Diretor.

O Salão do livro continua até dia 05 de novembro, no Centro de Convenções de Imperatriz, com entrada franca.

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por email ufmaemdia@gmail.com ou telefone (99)3529-6002

Produção: Suzete Gaia

Texto: Gessiela Nascimento/ Margaret Valente