Início do conteúdo da seção

Analise da presença de enteroparasitas em hortaliça comercializada em feiras e supermercados do município de Grajaú-Maranhão.

Pesquisa da UFMA, campus Grajaú analisa a presença de enteroparasitas em hortaliça comercializada em feiras e supermercados do município de Grajaú-Maranhão. A pesquisa faz parte de um trabalho de conclusão de Curso da acadêmica Jardeane Santos de França do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais.

A professora orientadora Ma. Suellen Alves de Azevedo destaca que o objetivo deste estudo é avaliar a possível presença de enteroparasitas em alfaces (Lactuca Sativa) comercializadas em feiras livres e em supermercados de dois bairros do município. “Esperamos com este trabalho identificar quais os parasitos de maior prevalência nestes bairros, verificar os padrões higiênicos dessas hortaliças, que serão indicados pela presença de estruturas parasitológicas de origem animal e ou humana, bem como pela presença de contaminantes ambientais, e verificar se os resultados obtidos estão de acordo com a Resolução nº12 da ANVISA, de 24 de julho de 1978”. Uma vez que, as parasitoses intestinais representam um sério problema de saúde pública no Brasil. E dentre as enfermidades intestinais mais importantes, estão as provocadas por protozoários e helmintos.

“Destacamos a importância deste estudo pois, esta hortaliça é amplamente consumida pela população, e podem conter diferentes formas evolutivas de parasitos, servindo como importante via de transmissão de enteroparasitoses que são prejudiciais à saúde humana, causando diarreias, anemias, hemorragias, desequilíbrios nutricionais e em alguns casos óbito”.

Orientadora: Profa. Ma. Suellen Azevedo

Acadêmica: Jardeane Santos 

Técnica Lab. Biologia: Gleidiany da Costa Moreira 

Fim do conteúdo da seção