Início do conteúdo da seção

Estudo etnobotânico e fitoquímico de plantas medicinais - Campus Grajaú

Estudo etnobotânico e fitoquímico de plantas medicinais utilizadas em comunidades locais e indígenas na cidade de Grajaú - MA.

Periodo: 2016

Descrição: Toda espécie de planta que possui substâncias que predominantemente ajudam no tratamento de alguma doença é chamada de planta medicinal, ou seja, aquela que apresenta características para fins terapêuticos, geralmente usados através de conhecimentos empíricos.  As plantas medicinais tornaram-se tradição em algumas populações, como as indígenas, que sempre se mostrou muito forte, pois no Brasil foram os primeiros povos que inicialmente, em seus em rituais, começaram a usar ervas para fins medicinais associados aos conhecimentos trazidos pelos europeus. A população indígena é bastante predominante no estado do Maranhão e possui forte influência de sua cultura, seja por artefatos artesanais, por rituais e também por serem povos que marcaram história no Brasil. O município de Grajaú também possui uma rica diversidade cultural indígena. Essas características logo ficam evidentes quando conhecemos a história da fundação desta cidade, pois foram os povos indígenas que primeiramente começaram habituar e explorar o atual município.

Financiamento: Próprio

Coordenador: Me. Jefferson Almeida Rocha

Integrantes: Dra. Ivanilza Moreira de Andrade, Esp. João Antônio Leal de Miranda, Esp. Gleidiany da Costa Moreira, Erika da Costa Mota, Letícia Nascimento de Oliveira, Wanderson de Sousa Silva, Antônio Carlos Rodrigures Lima e Sandra Juarez Pereira Carlos Guajajara.

Fim do conteúdo da seção