Início do conteúdo da seção

Aproveitamento sustentável do fruto do pequí - Campus Grajaú

Estudo de alternativas sustentáveis para aproveitamento integral do fruto nativo do pequi no município de Grajaú – MA.

Periodo: 2014 a 2016

Descrição: O município de Grajaú, estabelecida no centro-sul do estado do Maranhão, apresenta dois biomas, o Cerrado e Amazônia. Nos arredores de Grajaú é notória a presença de pequizeiros, espécie tipicamente brasileira. Sua exploração apresenta característica puramente extrativista, com utilidade, sobretudo na alimentação. A coleta e processamento são realizados de forma rústica e a comercialização na maioria das vezes é feita de forma artesanal por famílias que necessitam complementar a renda familiar. A ausência de informações técnicas e a exploração puramente extrativista apontam a necessidade de inciativas de pesquisas acadêmicas que possam subsidiar o aproveitamento integral do fruto do pequi no munícipio em questão. A Universidade Federal do Maranhão instalou um campus em Grajaú no ano de 2010, no qual funcionam dois cursos com abordagem interdisciplinar: Ciências Naturais e Ciências Humanas. Pesquisas de cunho acadêmico sobre o bioma Cerrado em Grajaú e arredores e a exploração, de forma experimental, dos frutos dos pequizeiros nativos encontrados nessa região contribuirá para o fortalecimento da implantação do campus na cidade, para o enriquecimento na formação dos graduandos na visão interdisciplinar com exploração de recursos naturais locais. Os produtos obtidos pelo aproveitamento integral do fruto do pequi favorecerá a valorização e preservação das espécies nativas, influenciará de forma positiva na renda das famílias que dependem da venda do pequi. Assim, poderemos agregar valor às partes do fruto, antes descartada, por exemplo: da casca pode extrair pectina para formulações de filmes que podem ser usadas como revestimento de frutas, dando-lhes mais tempo de prateleira; o carvão ativado obtido do caroço terá aplicação com adsorvente no tratamento de água; o óleo extraído da polpa ou da amêndoa será aplicado com fins na área cosmética e/ou biocombustíveis. Este trabalho tem a proposta desenvolver tecnologias sustentáveis para o aproveitamento integral dos frutos nativos do Pequi do cerrado maranhense, mais precisamente, no município de Grajaú.

Financiamento: Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico no Maranhão - FAPEMA (EDITAL UNIVERSAL Nº 40/2014).

Coordenador: Me. Antônia de Sousa Leal.

Integrantes: Me. Marcos Nicolau Santos Da Silva, Jeferson Souza Cardoso, Cleucivan Oliveira Silva, Silmara Maciel Macedo e Santana Sousa Silva.


Fim do conteúdo da seção