Início do conteúdo da seção

DOCENTES E ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS/QUÍMICA - LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR CAMPUS DE GRAJAÚ APRESENTAM TRABALHOS NO BELÉM+30

BELÉM – Docentes e estudantes do Ciências Naturais – Licenciatura Interdisciplinar campus de Grajaú apresentam trabalhos no Belém+30 realizado na cidade de Belém, no período de 07 a 10 de agosto 2018, uma gigantesca reunião que agregou 4 (quatro) eventos em um: XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia, XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, I Feira Mundial da Sociobiodiversidade e IX Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação do Pará.Teve como tema central "Belém +30. Os direitos dos povos indígenas e populações tradicionais e a conservação da biodiversidade três décadas após a Declaração de Belém”.

De acordo com a comissão organizadora “30 anos se passaram, 15 congressos aconteceram em diferentes países e em 2018 o evento retorna às suas origens”, Belém do Pará, local onde a três décadas nasceua Sociedade Internacional de Etnobiologia(ISE). O tema do evento foi “um chamado para pensarmos nossa prática profissional, mas, sobretudo, para anunciarmos e denunciarmos ao mundo as ameaças e a destruição dos povos que vivem em harmonia com a natureza” complementa a comissão. O evento contou com quase dois mil inscritos e quatro mil e quinhentas pessoas cadastradas. Cerca de 45 países de todos os continentes, brasileiros de todos os estados, diferentes grupos étnicos, diversas comunidades quilombolas e ribeirinhas se fizeram presente. Respeito, alteridade e diálogo intercultural foram valores primordiais do Belém +30. Além de sentirem a Amazônia, os participantes sentiram a alegria de poder ver a diversidade humana do mundo, reunida em um só lugar.

As pesquisas apresentadas pela comitiva da UFMA/Grajaú se dividiram nas modalidades de comunicação oral e de pôster e mostraram discussões sobre questões atuais acerca da: “COSMOLOGIA TENTEHAR: EXPERIÊNCIAS ETNOBOTÂNICAS”; “A PERCEPÇÃO DE UMA COMUNIDADE INDÍGENA TENTEHAR SOBRE A RELAÇÃO HOMEM NATUREZA”; “A ETNOBOTÂNICA MOTIVANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, EM ESCOLA INDÍGENA MARANHENSE”; CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE FRUTÍFERA DO CERRADO: tema incentivador à conscientização da preservação da flora no cotidiano escolar de uma escola do ensino fundamental em Grajaú-MA ePROSPECÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO PEQUI (Coryocar brasiliense)”.Cabe destacar que os acadêmicos participantes são bolsistas egressos dos programas de Iniciação à Docência – PIBID e do Foco Acadêmico.

Os depoimentos dos acadêmicos sobre a participação no evento demonstram a magia do que foi viver o Belém + 30.

O congresso trouxe para nossas vidas acadêmicas um verdadeiro momento transversal totalmente imprescindível na nossa formação acadêmica. Sinto-me plenamente grata em participar de um congresso internacional desse porte, quetrouxe discussões de elevado teor cientifico e ampla participação de congressistas de diversos países, sendo mais especifica, cerca de 45, ou seja, uma verdadeira troca de experiências econtato com diversas culturas, grande momento de aprendizado. O brilhantismo do congresso foi acrescido com o I Simpósio Internacional de Etnobiologia e Educação, que na minha concepção foi extraordinariamente fabuloso.Os trabalhos por mim apresentados, as discussões e as partilhas ali realizadas fizeram com que o debate teórico em torno da etnobotânica e do ensino de ciências naturais, o qual venho realizando com a ajuda da minha orientadora, ganhasse um encanto e uma validação, ainda mais especial”(Samara Silva, 7º período em Ciências da Natureza/Química).

Foi muito gratificante participar pela primeira vez de um Congresso Internacional que proporcionou uma nova experiência e uma nova visão de mundo, um evento grandioso, com uma organização espetacular.Acredito que o aprendizado adquirido durante o evento contribuiu para a construção de novas ideias. Por meio do evento foi possível conhecer diversos povos e culturas além da relação entre elas. Ter um trabalho aprovado e apresentado em um evento deste porte é muito significativo na minha vida acadêmica me incentivando a participar de muitos outros” (Maria de Lourdes 7º período em Ciências da Natureza/Química).

"Participar de um evento dessa magnitude, ter um trabalho reconhecido e aprovado entre milhares de inscritos, foi muito gratificante, mesmo estando na graduação, apresentar ao lado de profissionais já formados e mestres da área, é um incentivo para que possamos continuar buscando e aprimorando as nossas produções. O evento nos proporcionou convívio com diversas culturas e etnias possibilitando possíveis parcerias com alunos/professores de outras instituições, e estar por dentro das mais recentes pesquisas cientificas" (Ruan Sousa, 5º período em Ciências da Natureza/Química).

Fim do conteúdo da seção