SEMANA DO CALOURO UFMA 2019.2 Universidade Federal do Maranhão - UFMA

SEMANA DO CALOURO UFMA 2019.2

Publicado em: 27/08/2019

A Universidade Federal do Maranhão - Campus Grajaú realizará nos dias 26, 27, 28 e 29 de agosto a aula inaugural do início do semestre letivo e a semana do calouro 2019.2.

São mais de 120 estudantes que começarão a estudar na UFMA nos cursos de Licenciatura em Ciências Humanas/Geografia e Licenciatura em Ciências Naturais/Química.

O objetivo da recepção organizada pela UFMA é ambientar os calouros nos espaços de convivência, divulgar os serviços oferecidos pela instituição e apresentar-lhes as oportunidades em ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil.

Segue a programação do evento:

SEMANA DO CALOURO UFMA 2019.2

SEGUNDA - FEIRA 26/08

18:30h - Recepção dos Calouros

19:30h - Prof. Dr. Jefferson Almeida Rocha, diretor do Campus, fará a abertura do evento com uma explanação sobre a estrutura da Universidade Federal do Maranhão e dará boas-vindas aos alunos.

20:00h - Prof. Dr. Roni Cesar Andrade de Araújo, coordenador do curso de Ciências Humanas, dará boas-vindas aos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Geografia.

Profª. Ms Daniely Gaspar de Sousa, coordenadora do curso de Ciências Naturais, dará boas-vindas aos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química.

Profª. Dra. Edilma Fernandes da Silva, coordenadora da Especialização em Gestão e Educação Ambiental, e o aluno Luciano Mendes farão uma apresentação sobre a especialização em Gestão e Educação Ambiental.

Profª. Ms Cristina Torres de Ferreira, coordenadora do PAFOR, fará uma explanação sobre o Pafor UFMA Campus de Grajaú.

20:30h - Aula Inaugural com a palestra "Técnicas de Estudo" ministrada pela Profª. Ms Caroliny Santos Lima.

Discente - Vitória Santos - Trote Solidário

Exposição: "Noite de Astronomia na UFMA".

Local: Hall de entrada e Auditório

TERÇA - FEIRA  27/08- NOITE DO CALOURO.

18:30h - Apresentação das pesquisas, programas e projetos desenvolvidos pela UFMA - Campus Grajaú.

Exposição de stands.

Apresentação dos Centros Acadêmicos.

Local: Hall de entrada e Auditório

QUARTA - FEIRA  28/08

19:00h Oficinas

• Precisamos falar sobre Saúde Mental na Universidade: vencendo pré-conceitos. - Lizandra de Sousa Cunha/ Psicóloga.

• A gente não quer só comida: conheça a Política de Assistência Estudantil da UFMA. - Andréa Lemos Gomes/ Assistente Social.

• Apresentação das atribuições do Pedagogo da UFMA- André Santos Souza/Pedagogo.

• Apresentação do Núcleo Integrado de Bibliotecas (NIB) - Campus de Grajaú UFMA - Francinete Primo e Jaciara Marques - Bibliotecárias.

• Apresentação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas- SIGAA – Discente Mônica Laís Silva Pereira.

Local: Sala do 1° período do curso de Ciências Humanas

19:00h- Roda de Conversas: "De aluno para aluno: a percepção e expectativas dos alunos calouros da UFMA / Campus Grajaú" – Discentes do curso de Ciências Naturais.

Local: Sala do 1° período do curso de Ciências Naturais

QUINTA - FEIRA 29/08

19:00h Roda de Conversas “De aluno para aluno: a percepção e expectativas dos alunos calouros da UFMA / Campus Grajaú" – Discentes do curso de Ciências Humanas.

Local: Sala do 1° período do curso de Ciências Humanas

19:00h Oficinas

• A gente não quer só comida: conheça a Política de Assistência Estudantil da UFMA. Andréa Lemos Gomes/ Assistente Social.

• Precisamos falar sobre Saúde Mental na Universidade: vencendo pré-conceitos. Lizandra de Sousa Cunha/ Psicóloga.

Local: Sala do 1° período do curso de Ciências Naturais.

SEXTA - FEIRA  30/08

18:30h às 19:00h

Oficina: Utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas- SIGAA / Marcelo Borges de Sousa – Discente do Curso de Ciências Naturais.

Local: Laboratório de Informática

SEGUNDA - FEIRA 02/09

17:00h às 19:00h

Oficina: Quer ser bolsista da UFMA?!? Passo a passo para as inscrições no processo seletivo de bolsas e auxílios da PROAES. Andréa Lemos Gomes - Assistente Social / Campus de Grajaú.

Local: Laboratório de Informática

Programação do evento: LINK