UFMA e IFES do Nordeste assinam parceria com a Universidade de Soka, do Japão Universidade Federal do Maranhão - UFMA

UFMA e IFES do Nordeste assinam parceria com a Universidade de Soka, do Japão

Publicado em: 25/08/2019

RECIFE – A reitora Nair Portela e demais reitores das Universidades Federais do Nordeste firmaram, na manhã deste sábado, 24, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), câmpus Dois Irmãos, em Recife, um protocolo de intenções com o Japão por uma educação superior humanista.

Tecnologias sociais, educação e sustentabilidade são o mote da parceria internacional firmada entre as universidades e a Universidade Soka, de Tóquio, no Japão. A ideia surgiu a partir de visita de reitores ao Instituto Soka, em Manaus-AM, baseada em princípios humanísticos da educação. Diante dos atuais desafios enfrentados pela educação superior no Brasil, os gestores das instituições nordestinas se propuseram a trocar tecnologias sociais, conhecimentos científicos e populares, bem como promover o intercâmbio entre estudantes e professores.

A iniciativa foi ilustrada pela Conferência Internacional das Universidades do Nordeste e Universidade de Soka: o Ensino Superior em prol do Bem-Estar da Humanidade, em que participaram os representantes da instituição japonesa e os 18 reitores e reitoras da Rede de Universidades Federais do Nordeste (RENE), que integram a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Durante a solenidade, os gestores, firmaram uma Declaração Conjunta, a qual viabilizará o fortalecimento da Rede de Universidades Federais do Nordeste para a Tecnologia Social baseada na cooperação internacional entre as universidades dos dois países.

Para a reitora Nair Portela, é uma satisfação e alegria participar da conferência que uniu as Universidades do Nordeste com a Universidade de Soka. "Esse movimento é muito importante, porque é voltado para a formação humanística das pessoas, ou seja, para o respeito da dignidade do ser humano e dos valores que priorizam a responsabilidade social. É por isso que estamos envolvidos e empolgados na luta para atender aos objetivos do desenvolvimento sustentável, do respeito à vida, à educação e ao ambiente, portanto, as Universidade do Nordeste estiveram reunidas para realizar um trabalho coletivo atendendo a essas necessidades, que foram estabelecidas a partir dos objetivos dessa pareria e também pelo perfil das instituições", detalhou.

Nair Portela falou ainda da relevância em destacar que essa atividade é um trabalho da RENE, cuja organização está se fortalecendo cada vez mais e que esse encontro confirma tal afirmativa. "É importante a participação dos nossos coordenadores de relações internacionais das universidades para que estejam envolvidos nessa formação", completou.

A representante da Soka Gakkai Internacional, Silvana Vicente, acredita no sucesso do acordo por se tratar de uma parceria fundamentada na educação humanista, sem viés político ou religioso, tendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU como inspiração. “É um sinal de esperança para os estudantes”, afirma.

Honoris Causa

Durante a cerimônia, a UFRPE entregou ao líder de uma das maiores organizações não governamentais do mundo, a Soka Gakkai Internacional – SGI, localizada no Japão, o título de Doutor Honoris Causa.

Daisaku Ikeda é um pacifista, filósofo, educador, autor e poeta. Atua como presidente da Soka Gakkai, organização budista no Japão, presidente fundador da Soka Gakkai International (SGI) e fundador de várias instituições internacionais que promovem a paz, a cultura e a educação. Dedica-se a reforçar as bases de uma cultura duradoura de paz.

Centenas de Universidades do mundo inteiro reconheceram seus esforços pela paz outorgando-lhe honrarias acadêmicas, perfazendo um total de mais de 380 títulos de Doutor Honoris Causa.

Fundamental para o envolvimento de Ikeda foi sua convicção no poder e na necessidade do diálogo. Ele se reuniu com líderes chave, figuras culturais e acadêmicas de diversas regiões do mundo para discutir maneiras de resolver os desafios comuns enfrentados pela humanidade. Também publicou diálogos investigando as questões cruciais do nosso tempo com mais de 80 desses indivíduos.

Como presidente fundador da SGI, Ikeda liderou o desenvolvimento de uma das maiores e mais diversas associações budistas de base comunitária do mundo, promovendo uma filosofia de capacitação e engajamento social pela paz. O sistema educacional fundado por Ikeda — que inclui o sistema Soka Escolas no Japão e no Brasil, a Universidade Soka no Japão e nos EUA , e Soka Kindergartens em seis países — promove um espírito de cidadania global, encorajando os jovens a liderar o estabelecimento de direção esperançosa e positiva para a sociedade global.

Sobre a homenagem, a reitora Nair Portela falou ser justa e necessária, uma vez que ele tem sido um grande homem. "Ikeda tem lutado muito pela paz mundial", afirmou. A condecoração foi entregue ao reitor da Universidade de Soka, Yoshihisa Baba, que estava representando o homenageado.

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado