Campi ou Câmpus? Curiosidades sobre a Língua Portuguesa Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Campi ou Câmpus? Curiosidades sobre a Língua Portuguesa

Publicado em: 29/05/2019

SÃO LUÍS - A palavra “campi” também pode ser usada como “câmpus”. Desde 2012, o plural da palavra “campus” pode ser escrita de duas formas: com acento circunflexo “câmpus” ou em sua forma tradicional (latim) “campi”.

A mudança foi adotada pela Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação (MEC), em seu manual de redação, a fim de facilitar o uso da língua materna e incentivar sua valorização a partir de um estudo realizado pela Universidade de Brasília (UnB). Segundo o MEC, o novo vocábulo adotado pela assessoria não é obrigatório, tendo em vista que é adequado utilizar tanto “câmpus” quanto “campi” para indicar a pluralização do termo.

No dicionário, a palavra Campi é de origem latina que, no plural, significa “um conjunto universitário que agrupa unidades de ensino e residência”. Segundo o estudo da UnB, ela pode ser aportuguesada, aceitando, também, a palavra “câmpus” para designar o plural do vocábulo “campus”.

Atenção!

Quando edições futuras dos dicionários e do VOLP - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, editado pela Academia Brasileira de Letras, apresentarem a palavra como incorporada ao léxico do português, em virtude do intenso uso, teremos uma só solução: escrever “câmpus”, no singular, e “câmpus”, no plural.

Enquanto isso não ocorrer, há dois caminhos:

Primeiro: se a pessoa quer caracterizar a palavra como empréstimo, deve sinalizar com itálico ou outro tipo de destaque, para demonstrar consciência do que está fazendo: o campus, os campi.

Segundo: se a pessoa deseja caraterizar a palavra já aportuguesada, deve escrever sem itálico e com acento circunflexo: o câmpus, os câmpus.

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: ASCOM