Poluição Ambiental será tema da IV Semana de Meio Ambiente no Câmpus Balsas Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Poluição Ambiental será tema da IV Semana de Meio Ambiente no Câmpus Balsas

Publicado em: 03/05/2019

BALSAS – Nos dias 3, 4 e 5 de junho, ocorrerá a IV Semana de Meio Ambiente da UFMA no Câmpus Balsas, com o tema “Poluição Ambiental”. O câmpus terá pela primeira vez a publicação dos trabalhos submetidos e apresentados no evento. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de maio; e a submissão dos trabalhos, até o dia 24.

O evento vai desenvolver debates sobre os impactos da poluição ambiental, discutindo assuntos como a qualidade da água, mudanças climáticas, energias renováveis, técnicas de controle da poluição ambiental e as chamadas tecnologias alternativas “limpas”.

A programação contará com uma palestra de abertura sobre água e indústria, às 19h, que será ministrada pela engenheira florestal, Sabrina da Cunha Campos. Logo após, haverá uma mesa-redonda com o tema “Caminhos para a minimização dos impactos ambientais do setor da construção civil”, a ser comandada pelos coordenadores do curso Engenharia Civil do Câmpus de Balsas, Leandro Gomes e Claudicéia Mendes, e pelo professor Vinícius Albuquerque, do mesmo bacharelado.

O segundo dia será destinado às apresentações de trabalhos e minicursos a serem apresentados por professores da UFMA. Já no último dia do evento, será ministrada uma palestra pelo engenheiro civil Airton Arruda Ramos, com a temática “Uma conversa sobre os desafios da vida acadêmica e a visão do mercado de trabalho na perspectiva de um recém-formado”.

Saiba mais

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho, data essa que foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em 1972, em Estocolmo, na Suécia. É o principal dia das Nações Unidas para promover a conscientização e ação em todo o mundo em relação ao meio ambiente e tornou-se uma das maiores plataformas globais de divulgação pública, celebrada por milhões de pessoas em mais de cem países.

Por meio do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que, nesse período, em todo o território nacional, se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente, que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país.

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado