2ª Semana da Consciência Negra Universidade Federal do Maranhão - UFMA

2ª Semana da Consciência Negra

Publicado em: 22/11/2018

APRESENTAÇÃO

A 2ª Semana da Consciência Negra com a temática “Repensando o negro na sociedade contemporânea: Desafios e perspectivas” se propõe a discutir acerca de algumas questões que envolvem as contribuições da população negra na construção do país e os desafios que ainda se fazem presente na garantia de direitos fundamentais, envolvendo inclusive, o acesso e permanência na universidade, além disso, considera-se ainda a relevância de se pensar em uma educação no contexto das Relações Étnico Raciais, o que implica desde a consolidação de um novo ideário docente até a ressignificação dos materiais didáticos e compreendendo ainda a existência da população quilombola que possui suas especificidades dentro do recorte racial e que também compõem o processo social e educacional. O evento ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro na Universidade Federal do Maranhão— Campus Grajaú, tendo por idealizadores a Universidade Federal do Maranhão, o Instituto Federal do Maranhão, o Núcleo de Estudos Afro brasileiros e Indiodescendentes (NEABI), o PET Interdisciplinar de Ciências Naturais – UFMA Grajaú e o grupo de pesquisa EDUCARES - Psicologia, Educação, Diversidade.

SOBRE O EVENTO

O evento contará com palestras e minicursos voltados para a temática racial, dialogando de forma interdisciplinar sobre questões como: a construção do currículo escolar para a aplicabilidade da Lei nº 10. 639/2003, a formação docente como mecanismo de combate ao racismo, a (in) visibilidade das populações quilombolas, bem como a relevância das políticas de ações afirmativas para o acesso e permanência dos estudantes negros nas universidades. Também será realizada uma amostra de documentários voltada para a temática racial e exposição fotográfica de personalidades negras e suas contribuições para os múltiplos saberes e conhecimentos.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas de 14 a 24 de novembro presencialmente ou pelo site: https://www.even3.com.br/SCNgraja
Valores das inscrições:
R$ 10, 00 para universitários, sociedade civil e profissionais da educação;
Gratuita para estudantes da rede pública;

Dia 26/11

1. Credenciamento: 15:00 às 18:45 hs
  2. Abertura: 19:00 hs Palestra de abertura “Repensando o negro na sociedade contemporânea: Desafios e perspectivas” com o Profº Drº. Ramon Luís Alcântara : 19: 15 hs

Dia 27/11