Lançamento dos Programas PIBID e Residência Pedagógica Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Lançamento dos Programas PIBID e Residência Pedagógica

Publicado em: 29/10/2018

GRAJAÚ - Ocorreu na noite de quinta-feira 11 de outubro de 2018 no auditório da Universidade Federal do Maranhão campus Grajaú o lançamento dos programas de iniciação a docência, PIBID e Residência Pedagógica que prevê a concessão de bolsas para o começo da vida docente para alunos dos cursos de licenciatura para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo PIBID. A solenidade contou com as presenças dos acadêmicos, professores do diretor do campus Prof.ª. M.e Francisco Vale Lima, do secretario municipal de educação José Vandir Junho e do prefeito Mercial Lima de Arruda.

Mas o que é PIBID?

PIBID Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência.

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

E o que é o Residência Pedagógica MEC?

Essa ação faz parte da Política Nacional de Formação de Professores, que abrange a criação de uma Base Nacional Docente, melhorias na qualidade do ensino e facilidades no acesso a formação continuada de professores no Brasil.

Esse novo projeto é uma evolução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Ele permite que o estudante da graduação em licenciatura tenha, a partir do terceiro ano do curso, um estágio supervisionado na educação básica.

Lugar: UFMA Campus Grajaú
Última alteração em: 29/10/2018 20:17