Núcleo de Tecnologia da Informação lança oficialmente o aplicativo UFMA Mobile Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Núcleo de Tecnologia da Informação lança oficialmente o aplicativo UFMA Mobile

Publicado em: 04/09/2017

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) lançará nesta segunda-feira, 4, a versão oficial do aplicativo UFMA Mobile, que tem por proposta aproximar os Sistemas Integrados de Gestão (SIGs) da comunidade acadêmica. A ideia principal do aplicativo é facilitar as atividades dos usuários, levando informações que precisam estar sempre à mão.

A versão oficial traz novas funcionalidades como: consulta ao acervo da biblioteca e empréstimos; download do histórico e declaração escolar; e telefones da Instituição. Além disso, o usuário pode personalizar suas notificações de acordo com o que é mais importante para o seu dia a dia dentro da universidade.

O UFMA Mobile traz uma nova interface para os sistemas e vem com uma proposta mais leve, reunindo as informações mais procuradas pelos usuários dos SIGs, a fim de permitir o acesso a esses elementos de forma simplificada e rápida.

O diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação, José Ribamar Santana Netto, ressaltou a novidade. “O UFMA Mobile nasce com a ideia de trazer transformação digital para a Universidade, de modo que a comunidade possa ser alcançada com inovação e novos serviços, gerando valor no dia a dia da comunidade acadêmica”, disse.

Para o diretor, essa versão do aplicativo não é a final: a proposta do NTI é incorporar cada vez mais funcionalidades ao app, que serão personalizadas para os diferentes públicos existentes nos câmpus da UFMA. Além disso, a prioridade do Núcleo é entregar a versão do UFMA Mobile para a plataforma IOS, mantendo as duas plataformas alinhadas com as mesmas funcionalidades.

Para baixar o aplicativo, basta procurar o UFMA Mobile no Google Play e fazer o download. Ao iniciar, será solicitado seu nome de usuário e senha já utilizados nos Sistemas Integrados de Gestão. Após o preenchimento dessas informações você já estará habilitado para usufruir as funcionalidades que o app traz.

Os novos alunos precisarão primeiramente se cadastrar no SIGAA para ter acesso ao aplicativo. Para isso, será necessário o número de matrícula. O cadastro é bem simples: na página inicial do sistema, basta clicar em “cadastre-se” e preencher as informações solicitadas.

Para mais informações, acesse a página “NTI-UFMA - Núcleo de Tecnologia da Informação” no Facebook ou entre em contato pelo e-mail comunicação.nti@ufma.br.

Lugar: Cidade Universitária
Texto: ERICA DA CRUZ MUNIZ SANTOS