I Seminário de Pesquisa e Educação Geográfica Universidade Federal do Maranhão - UFMA

I Seminário de Pesquisa e Educação Geográfica

Publicado em: 19/06/2017

I Seminário de Pesquisa e Educação Geográfica

I Colóquio Internacional sobre Ensino e Aprendizagem de Geografia

“O Maranhão na luta pelo direito de ensinar e aprender Geografia na escola”.

03 e 04 de julho de 2017

Com o tema “O Maranhão na luta pelo direito de ensinar e aprender Geografia na escola”, a primeira edição do Seminário de Pesquisa e Educação Geográfica – SEPEGeo pretende colocar o estado e o município de Grajaú no centro das discussões sobre a educação em Geografia. No momento de organização de novas diretrizes que regulamentam a educação básica, bem como as reformas do atual governo, incidem ameaças sobre o futuro da educação geográfica na escola e, consequentemente, a deslegitimação do mérito da Geografia como ciência e disciplina para a formação cidadã. Urge ainda a necessidade de discutir e conhecer novas experiências advindas do continente africano, para repensarmos a prática e a formação de professores de Geografia. Assim sendo, nesta versão do SEPEGeo, incluímos o “I Colóquio Internacional sobre Ensino e Aprendizagem de Geografia”, com o intuito de aproximar as discussões maranhense, brasileira e de Moçambique sobre a educação geográfica.

TRABALHOS APROVADOS: DOWNLOAD

Coordenação:

Prof. Marcos Nicolau Santos da Silva – UFMA/Campus de Grajaú.

Programação:

Dia 03/07 – Segunda-feira

08 às 12h: Minicursos

14 às 16h: Roda de Conversa: Profa. Dra. Suzete Lourenço Buque

16 às 17h30: Exposição de trabalhos do PIBID

19h: Solenidade de abertura e apresentação cultural

19h30: Conferência:Formação de professores de Geografia em Moçambique

- Profa. Dra. Suzete Lourenço Buque (Universidade Pedagógica – Moçambique)

Dia 04/07 – Terça-feira

08 às 12h: Minicursos

10 às 12h: Apresentação de banners e exposição de trabalhos do PIBID

14 às 16h: Roda de Conversa: Prof. Dr. Márcio José Celeri (UFMA/São Luís)

16h15 às 18h: Mesa Redonda 1: Tecnologias e abordagens didáticas no ensino-aprendizagem de Geografia

- Profa. Dra. Antônia Márcia Duarte Queiroz (UFT/Araguaína)

- Prof. Dr. Márcio José Celeri (UFMA/São Luís)

- Mediadora: Profa. Dra. Edilma Fernandes da Silva (UFMA/Campus de Grajaú)

19h30 às 21h30: Mesa Redonda 2:Ensino de Geografia, Educação do campo e interdisciplinaridade no contexto maranhense

- Prof. Dr. Alexandre Peixoto Faria Nogueira (UFMA/Campus de Imperatriz)

- Profa. Dra. Vanda Maria Leite Pantoja (UFMA/Campus de Imperatriz)

- Prof. Jucicley (SEDUC/Grajaú)

Mediador: Prof. Me. Marcos Nicolau Santos da Silva (UFMA/Campus de Grajaú)

Inscrições:

As inscrições serão realizadas na sala no Campus de Grajaú, no período de 26 a 30 de junho. Participantes externos à UFMA (Campus de Grajaú) poderão realizar inscrição até o primeiro dia do evento, no horário de 08 às 12h. O participante inscrito poderá escolher um minicurso e obterá a certificação do evento, participando das demais atividades.

Taxa de inscrição: R$10 (Dez reais)

Título do Minicurso

Professor(a)

Data e horário

“Geografias do subdesenvolvimento”: aproximações África-Brasil

Prof. Dr. Sávio Dias Rodrigues

Dia 03 de julho, de 08 às 12h.

A informática como subsídio para o ensino de Geografia: trabalhando com o jogo Quiz

Profa. Dra. Antônia Márcia Duarte Queiroz

Plágio Acadêmico

Prof. Me. Leonardo Mendes Bezerra

Dia 03 de julho, de 08 às 12h.

Abordagem cultural e ensino de Geografia

Profa. Dra. Vanda Maria Leite Pantoja

Dia 04 de julho, de 08 às 12h.

Educação e luta de classes

Prof. Dr. Alexandre Peixoto Faria Nogueira

Dia 04 de julho, de 08 às 12h.

Normas para submissão de trabalhos:

Os trabalhos serão selecionados a partir da submissão de resumos, contendo o título em letras maiúsculas, negrito e centralizado, nome(s) do(s) autor(es), da instituição e e-mails centralizado(s), redigido em Word para Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinhas simples, margens 3,0 cm. O resumo deverá conter entre 150 e 250 palavras, constando apresentação do tema, objetivo geral, metodologia, resultados e/ou conclusões, seguido de três palavras-chave que identifiquem o conteúdo do trabalho.

Prazo para envio dos resumos: até 28 de junho de 2017.

E-mail para envio dos resumos: sepegeo.ufma@gmail.com

Modalidade de apresentação: Banner 90 x 120 cm, confeccionado em lona ou papel.

Formatação: Incluir o logotipo do evento no cabeçalho; título centralizado, negrito e em letras maiúsculas, fonte Arial 54 pt; Nomes dos autores centralizados, com a sigla da instituição e e-mail. Conteúdo: Introdução; Objetivo(s); Procedimentos metodológicos; Resultados; Conclusões; Referências. Obs.: Os títulos das seções deverão apresentar letras maiúsculas, alinhados à esquerda, fonte Arial tamanho 36; o conteúdo deverá possuir fonte menor que os títulos (recomenda-se a fonte tamanho 26 ou 28 pt).

BAIXAR MODELO DE BANNER: DOWNLOAD

Realização: