RETORNO ÀS AULAS Universidade Federal do Maranhão - UFMA

RETORNO ÀS AULAS

Publicado em: 15/12/2016

O Colégio Universitário vem informar a sua comunidade escolar que a Assembleia Unificada (Docentes, Técnicos e Discentes) de 15 de dezembro de 2016, deliberou pelo retorno às aulas a partir do dia 19 de dezembro, segunda-feira.

Informamos também que será feito um calendário de reposição de aulas ocorridas em função do movimento Ocupa COLUN, bem como o movimento paredista dos servidores.

Em breve o novo calendário será apresentado aos pais e ou responsáveis.

Confira a nota da assembléia unificada:

A Assembleia Unificada dos Estudantes, Técnicos e Docentes da UFMA, realizada na manhã desta quinta-feira, 15, no hall do prédio Castelão, no Campus do Bacanga, fez um balanço positivo da unidade construída no período da greve e decidiu pela suspensão do movimento paredista, mas com manutenção das atividades de mobilização que reúnem a comunidade universitária nos campi da Universidade para debater e agir sobre o conjunto de ataques do atual governo contra a população brasileira.

Nesse sentido, transformaram o Comando Local de Greve em Comando Permanente de Mobilização, responsável por elaborar calendário de atividades de formação (debates, palestras etc) e de ações junto à comunidade intra e extra muros da Universidade, como atos públicos e participação nos demais espaços, bem como atividades culturais que estimulem o debate em torno da pauta (combate ao ajuste fiscal, reformas que retiram direitos, entre outros ataques).

Como última atividade de greve, aprovaram a participação na Reunião do Conselho Universitário, que acontece nesta sexta-feira, 16, a partir das 10h, no Palácio Cristo Rei, Praça Deodoro, Centro de São Luís. A avaliação é que é necessário acompanhar a pauta local em torno da Universidade com a pauta nacional de defesa da Educação. Um dos pontos que devem ser cobrados é a publicação da Nota contra a PEC 55, aprovada no âmbito do CONSUN e que até hoje a Universidade não apresentou à sociedade. Outra questão é cobrar o calendário de reposição, como dito na última reunião do Consun, que a Universidade assim o faria.

A partir da segunda-feira, 19, a greve está suspensa, seguindo orientação do Comando Nacional. A Assembleia também aprovou manter a mobilização, que esteve sempre em ritmo ascendente durante a greve, chegando hoje a uma Assembleia bastante representativa da comunidade universitária, o que confirma a avaliação feita, e tida não apenas como um dos pontos positivos, mas mesmo uma vitória do movimento, tanto em âmbito local quanto nacional: mesmo com toda a repressão, outra indicação disso foram os atos massivos realizados localmente como também por todo o país, notadamente em Brasília, reunindo milhares de pessoas e apontando que o diálogo com a sociedade foi ampliado pelo movimento (outra indicação nesse sentido foi a reprovação da PEC 55 por 60% da população, segundo pesquisa divulgada nos meios de comunicação, mesmo com toda a propaganda favorável à medida que eles faziam em seus telejornais).

Assim, como primeira atividade de mobilização unificada, realizada já na segunda-feira, dia 19, haverá AULA PÚBLICA NO HALL DO CCH (Campus do Bacanga) às 15h desta segunda. O tema será o Plano Diretor de São Luís, cuja explanação será feita pelo professor Horácio Antunes (Desoc). A atividade vai no sentido de articular a pauta a outras demandas da sociedade que também representam riscos aos direitos sociais. Toda a comunidade acadêmica está convocada a participar e a mobilizar seus membros para participação.

Também foi aprovado que o Comando de Mobilização Permanente deve elaborar calendário de atividades que combinem atos, palestras e atividades culturais, no âmbito da Universidade e também junto às comunidades de fora dela, para discutir temas como os efeitos da recém-aprovada PEC 55 e como combatê-la, a reforma do Ensino Médio, a da Previdência (cuja admissibilidade foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara esta madrugada - foi acertado que a Comissão Especial para avaliá-la deve ser instalada em fevereiro), a reforma trabalhista e os demais ataques desse governo.

Outro ponto deliberado é que o Comando Local de Mobilização deve buscar sua ampliação, fazendo chamadas públicas para suas reuniões de elaboração das programações, e procurando agregar ainda mais membros da comunidade universitária em sua composição.

Lugar: COLUN
Texto: Direção Colun