Consepe aprova critérios para validação do ingresso de estudantes por cotas raciais Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 28/08/2019

SÃO LUÍS – Na manhã desta quarta-feira, 28, ocorreu a primeira sessão ordinária do segundo semestre de 2019 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), realizado no Auditório do Colégio Universitário (Colun). Entre os assuntos tratados na reunião, destaca-se a aprovação de validação do ingresso na UFMA mediante cotas destinadas a pretos e pardos, encaminhada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen). O conselho ainda discutiu assuntos como aprovação de projetos pedagógicos e mestrados profissionais.

Durante a reunião do Conselho, foram aprovados os critérios para a validação do ingresso de estudantes incluídos nas cotas destinadas a pretos e pardos na Universidade. Esse processo foi iniciado em concordância com a Lei Nº 2711/2012, que regulamenta a Lei de Cotas no ensino superior de todo o país.

A Pró-Reitora de Ensino da UFMA, Dourivan Câmara, comentou a criação de uma comissão guardiã que será formada para organizar o processo e avaliar cada ingressante. “A implementação dessa ação na nossa Universidade nos fez criar uma comissão que realizará cada procedimento e critério necessário para que não existam irregularidades no processo de ingresso pelo sistema de cotas étnico-raciais nos cursos de graduação desta instituição”, explicou.

A reitora Nair Portela enfatizou a realização desse conselho no momento em que a instituição está retomando suas atividades do segundo semestre do ano. “A reunião do conselho é um ato muito importante para todos os conselheiros e para a Universidade, pois discutimos e analisamos projetos de pesquisa e extensão que vão ser aplicados neste novo período. Esses critérios para o ingresso mediante cotas destinadas a pretos e pardos foi uma aprovação muito importante para toda a Universidade”, endossou.

Reunião do Consepe - 28/09/2019

Produção: Marcos Paulo Albuquerque