Colégio Eleitoral Especial define Lista Tríplice dos candidatos a reitor e vice-reitor da UFMA Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 18/07/2019

SÃO LUÍS – Na manhã desta quinta-feira, 18, no Auditório do Colégio Universitário, foi realizada a votação que compôs a lista tríplice dos candidatos a reitor e vice-reitor da UFMA. O Colegiado Eleitoral Especial, composto pelo Conselho Universitário e o Conselho Diretor (CD), ratificou a ordem do resultado da consulta prévia realizada no dia 26 de junho.

Nesta quinta-feira, os conselheiros confirmaram a indicação para o cargo de reitor, em primeiro lugar, com 42 votos, o professor Natalino Salgado; em segundo, com 18, o professor João de Deus; e em terceiro, com quatro votos, o docente Ridvan Nunes. Para vice-reitor, a ficou composta por Allan Kardec, com 52 votos, seguido de Luciano Façanha e Marcos Fábio, com sete votos cada um. O critério de desempate para o cargo foi o tempo de serviço na Universidade, por esse motivo, o segundo lugar ficou com Luciano Façanha, e o terceiro, com Marcos Fábio.

A reitora Nair Portela comentou que a próxima etapa para a escolha dos novos representantes máximos da Universidade. “O próximo passo será o encaminhamento da lista tríplice, que elencou os três nomes mais votados, para o Ministério da Educação para fins de aprovação, nomeação e posse para o quadriênio 2019-2023. O prazo limite para o envio da lista é de sessenta dias antes da finalização do atual mandato”, explicou.

Encerrando a reunião do conselho, os candidatos indicados para o cargo de reitor e vice-reitor assinaram uma declaração de aceite, ratificando a inserção dos seus nomes na lista tríplice e, logo em seguida, os 67 conselheiros presentes assinaram a ata da reunião.

Memória

A consulta prévia, realizada no dia 26 de junho, foi a primeira etapa da composição da lista tríplice dos candidatos a reitor e vice-reitor que estarão à frente da Universidade para o próximo quadriênio. Dos 30 mil votantes, entre docentes, discentes e técnicos-administrativos, 7.176 votaram, e, após a apuração das urnas, o resultado da Consulta Prévia para reitor foi: Natalino Salgado (49,35%), João de Deus (24,52%), Ridvan Nunes (16,86%) e Welbson Madeira (7,49%).

Já para vice-reitor, a definição foi Allan Kardec (32,31%), Luciano Façanha (22,31%), Marcos Fábio (13,35%), Wener Santos (9,35%), Antonio Oliveira (7,52%), Walter Nunes (6,50%) e Eduardo Batista (5,06%).

Para entender melhor o processo eleitoral para a reitoria e vice-reitoria da UFMA, a Assessoria de Comunicação preparou um infográfico.

Colegiado eleitoral especial 18-07-2019

Revisão: Jáder Cavalcante