Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprova implantação do Portal de Periódicos Eletrônicos Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 28/06/2019

SÃO LUÍS – Ocorreu, na manhã desta sexta-feira, 28, a 293ª sessão ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), realizada no Auditório Sérgio Ferretti. Entre os assuntos tratados, destaca-se a aprovação do Portal de Periódicos Eletrônicos, promovido pelo Núcleo Integrado de Bibliotecas (NIB) da UFMA. O conselho ainda discutiu assuntos como a aprovação de projetos de pesquisa produzidos na instituição.

Durante a reunião do conselho, foi aprovada a criação e o funcionamento do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFMA, a ser administrado pelo NIB e contando com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI) e do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), o portal terá por objetivo reunir e disponibilizar, em um ambiente digital, os periódicos científicos produzidos no âmbito da Universidade.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI), Allan Kardec, comentou a importância do projeto para os trabalhos e pesquisas desenvolvidos dentro da UFMA. “Essa proposta de resolução é importante para termos um portal de periódicos da Universidade. Esse portal vai dar autonomia para a UFMA poder publicar seus próprios periódicos, ajudando também nos programas de pós-graduação”.

A reitora Nair Portela enfatizou a realização do conselho e a aprovação do novo portal eletrônico. “A reunião do conselho é um ato muito importante, pois vamos discutir vários projetos de pesquisa e extensão produzidos na instituição, assim como a resolução do sistema acadêmico, que já está sendo debatida em todos os segmentos, e agora foi avaliada pelos nossos conselheiros. O portal, que está sendo organizado pelo NIB, é um trabalho que vem sendo feito com muito cuidado e com muita competência por toda a coordenação da biblioteca. Essa aprovação foi muito importante para todos os âmbitos da nossa Universidade”.

CONSEPE - 26.06.2019

Produção: Luiz Gabriel Bastos