Novos conselheiros são empossados no CONSUN, CONSEPE e CONSAD da UFMA Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Novos conselheiros são empossados no CONSUN, CONSEPE e CONSAD da UFMA

Publicado em: 08/06/2018

SÃO LUÍS - Na manhã dessa sexta-feira, 8, tomaram posse os novos membros do Conselho Universitário da UFMA, formado pelo Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) e Conselho Administrativo da Universidade Federal do Maranhão, colegiados responsáveis por deliberar questões técnicas, administrativas, as políticas institucionais, o planejamento da instituição, decisões importantes da Universidade, entre outros. A cerimônia foi realizada no Palácio Cristo Rei, localizado na praça Gonçalves Dias, Centro.

A reitora Nair Portela, reforçou a importância do debate democrático na instituição. “Hoje estamos empossando os novos conselheiros que foram eleitos no processo democrático para coordenadores de curso, chefes de departamento, diretor do Colun e gestão do Diretório Central de Estudantes. Hoje eles estão tomando posse não só no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho de Administração, que formam nosso Conselho Universitário. Então, estamos muito satisfeitos pela condução do processo democrático na universidade, pois isso representa um esforço coletivo para o compartilhamento das discussões com todos que fazem a instituição. Os conselheiros estão aqui representando seus pares na UFMA”, afirmou.

A secretária dos Conselhos Superiores, Altiva Dorcas, fez uma breve apresentação sobre os colegiados superiores, as atribuições de seus membros e as câmaras que concentram a formalização dos debates nos conselhos. Em seguida a técnica-administrativa Ana Paula Araújo mostrou aos novos conselheiros o novo site dos Conselhos Superiores, onde os membros e a comunidade acadêmica poderão se informar sobre os colegiados superiores e as últimas decisões tomadas nas respectivas reuniões.

A coordenadora do curso de Sistemas de Informação, Simara Vieira da Rocha, foi reconduzida ao posto de conselheira e mencionou a importância da participação dos membros nos debates institucionais. “É muito bom ter a sensação de que a gente está contribuindo com a universidade, que estamos dando andamento às discussões da instituição. É um prazer de fazer parte desse grupo, acredito que os reconduzidos e os novos empossados estarão dando suas contribuições para a instituição nas nossas reuniões”, afirmou a docente.

A professora de Turismo e Hotelaria, Mônica de Nazaré Ferreira de Araújo, também pontuou a relevância das deliberações em conjunto: “É de suma importância esse processo sobretudo por dois aspectos: primeiro por podermos discutir as grandes decisões da universidade de forma colegiada, pois o conselho é o órgão onde você discute com seus pares as várias decisões a serem tomadas pela administração superior; segundo por este ser um espaço que vem a fortalecer a democracia na universidade”.

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Luciano Santos