Aprovado o Plano de Desenvolvimento Institucional para o quadriênio 2017-2021 da UFMA Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 30/10/2017

SÃO LUÍS – Foi aprovado, nesta segunda-feira, 30, na 73ª Reunião do Conselho Universitário (Consun), realizado no Auditório de Pós-Graduação da PPPGI, no prédio da Biblioteca Central, o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2017 a 2021, com o resultado de 30 votos favoráveis à aprovação do texto-base.

Fundamentado nas pautas e sugestões propostas pelos representantes de todos os câmpus da UFMA, o PDI tem por principal objetivo garantir o funcionamento da instituição, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão de qualidade e de inovação tecnológica para toda a comunidade acadêmica.

De acordo com a reitora da UFMA, Nair Portela, uma das pautas que foram discutidas dentro da formulação do PDI foi a questão do eixo de assistência estudantil: “A assistência estudantil, que tem sido uma das maiores prioridades da instituição, busca assegurar que os alunos tenham garantidos os seus direitos conquistados, ajudando-os a entrar e sair da Universidade. Nesse percurso, procuramos motivá-los por meio de programas como a bolsa permanência, por exemplo”, ressaltou a reitora.

Ainda de acordo com a reitora, o eixo de planejamento e gestão institucional é de suma importância, uma vez que a organização da instituição é indispensável. “A universidade precisa estar organizada, e, por essa razão, a Assessoria de Planejamento tem mostrado um universo todo de ações que vêm reestruturando o trabalho acadêmico e administrativo, o que contribui para um desenvolvimento mais rápido e consolidado da instituição”, pontuou a reitora.

O relator do PDI, o professor Francisco de Jesus Silva de Souza, ressaltou a relevância da votação do plano: “O PDI é um plano global que tem uma duração de cinco anos, e hoje há uma exigência de lei para que toda instituição deva trabalhar em cima de um plano de desenvolvimento, daí a importância de uma votação como essa”, pontuou.

Saiba mais

O Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento que busca definir a missão da Universidade e os meios para concretizar suas metas em um determinado período. Contempla o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos e deve articular-se com a manutenção de padrões de qualidade e orçamento institucional.

O PDI mostra os indicadores e facilita a avaliação do funcionamento da instituição. Os eixos temáticos do Plano são de assistência estudantil, planejamento e gestão institucional, eixo de gestão de pessoal, articulação institucional e eixo de infraestrutura física.

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado