Docente do Campus VII-Codó é um do Intelectuais da educação condecorados com a Medalha Sousândrade Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 28/11/2018

José Orlando de Almeida Silva (Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, Câmpus Codó) e Franciele Monique Scopetc dos Santos (Diretora do Campus VII/Codó)

Sob fortes aplausos, oito professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) receberam das mãos da reitora Nair Portela a medalha Sousândrade, em solenidade que ocorreu na noite dessa segunda-feira, 26, no Palácio Cristo Rei. O evento reuniu gestores, professores, amigos e familiares dos homenageados em uma noite repleta de emoção.

Instituída pelo Conselho Universitário, Consun, a honraria é concedida a profissionais que tenham trabalhado pela instituição e que ao longo de sua atuação contribuíram de forma significativa na estruturação, funcionamento e projeção da universidade. Também é concedida a personalidades que embora não atuem na universidade de alguma forma tenham contribuído com a educação e a cultura do Maranhão.

O nome da medalha faz referência a Joaquim de Sousa Andrade, popularmente conhecido como Sousândrade, um dos maiores poetas do Brasil. Sousândrade foi o presidente do primeiro conselho municipal de São Luís, criou escolas municipais mistas e noturnas na cidade, idealizou a bandeira do estado e foi um dos primeiros intelectuais que tentou instituir uma universidade no Maranhão.

A reitora Nair Portela comentou a noite de festividades. “Alguém já dizia que o amor vive de recordações, por isso, nessa noite recordamos a trajetória daqueles que nos prestigiaram com seu trabalho e que pela indicação de seus pares tem o devido reconhecimento. Precisamos valorizar aqueles que merecem e é com muita alegria que fazemos isso nesta noite”, frisou.

Entre os agraciados com a honra estava a professora Diomar das Graças, uma das 11 brasileiras condecoradas com a Ordem Nacional do Mérito, maior condecoração entregue pelo Governo Federal àqueles que tenham prestado serviços de destaque à nação brasileira. Diomar falou sobre a emoção por mais esta homenagem.

Receber mais esta homenagem aumenta o peso da nossa responsabilidade para com a instituição. São mais de 40 anos ministrando aulas e a frente de um dos grupos de estudo mais antigos da casa, que manteve atividades ininterruptas para dar visibilidade às mulheres. Não deve haver consideração maior, pois essa medalha carrega consigo todas as mulheres, professoras, com quem nós trabalhamos. Gratidão define o que sinto agora”, afirmou.

Homenagem a Bandeira Tribuzi

Além da medalha, foi entregue durante a solenidade o título de Doutor Honoris Causa Post Mortem à família do grande escritor Bandeira Tribuzi. O título é concedido a personalidades que se distinguem pelo saber ou pela atuação em prol da filosofia, das ciências, da técnica, das artes e das letras ou ainda pela comunhão dos povos e defesa dos direitos humanos.

O professor José Ribamar Ferreira Júnior, do Departamento de Comunicação Social, explicou a importância desta homenagem. “Esta distinção máxima é justificada pela vida e obra de José Tribuzi Pinheiro Gomes, o Bandeira Tribuzi, que deixou seu legado para as letras, as artes, a economia e ao jornalismo do Maranhão. Nosso objetivo é exprimir a gratidão pelo trabalho intelectual que para nós é motivo de orgulho”, declarou.

Filho de pai português, Tribuzi viveu em Portugal até 1946, onde foi estudante da Universidade de Coimbra. Dois anos mais tarde, em 1948, inicia o Modernismo no Maranhão com a publicação do livro de poesia "Alguma Existência" em parceria com o ex-presidente José Sarney, José Bento e outros escritores. Foi também um dos fundadores da revista “A Ilha”, responsável pela difusão do movimento em terras maranhenses. Outros grandes feitos foram à co-fundação do jornal O Estado do Maranhão e a canção "Louvação a São Luís", hino oficial da cidade de São Luís.

Gabriela Pinheiro, neta do autor, que recebeu o título das mãos da reitora Nair Portela, expressou a emoção da família com mais esta menção. “É com grande alegria que recebemos este título. Gostaria de dedicá-lo não só ao meu avô pelo trabalho amplamente divulgado, mas também a minha avó que foi a pessoa que fez questão de preservar essa memória. Muito obrigada”, finalizou.

Confira a lista completa dos homenageados

Medalha Sousândrade

Auro Atsushi Tanaka (Departamento de Química)

Antônio Augusto Moura da Silva (Departamento de Saúde – CCBS)