Pesquisa de docente da UFMA sobre viagens de D. Pedro II é apresentada em minicurso, no Egito Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 01/03/2018

Publicado em: 27/02/2018

CODÓ – A professora Liliane Correa, do curso de Ciências Humanas–História do Câmpus de Codó, está no continente africano para coletar informações à sua pesquisa “A imprensa brasileira e o Egito nos anos de 1870: uma leitura sobre a viagem de D. Pedro II à terra dos Faraós e as relações Egito/Brasil no século XIX”.

Aproveitando a visita, ela ministrou na quinta-feira, 22, em Aswan, a aproximadamente 950 km de Cairo, capital do Egito, um minicurso sobre as viagens de D. Pedro II ao país.

Historiadora por formação, Liliane Correa apresentou pontos cruciais sobre as visitas de D. Pedro II ao país, que ocorreram entre os anos de 1871 e 1877. Liliane tratou sobre as circunstâncias das notícias publicadas na imprensa no século XIX sobre a viagem do imperador.

A atividade ocorreu na Universidade de Aswan e faz parte de um programa pós-doutorado relacionado ao Departamento de Língua Portuguesa da instituição egípcia, coordenado pelo professor Maged Elgebaly. A realização do minicurso foi amplamente divulgada nas páginas dos principais veículos de comunicação impressa do Egito.

O minicurso contou com a presença do reitor da Universidade de Aswan, Ahmed Ghallab; o pró-reitor de pesquisa da instituição, Ayman Osman; e do pró-reitor de Extensão, Ahmad Sayed.

A pesquisa

O trabalho da docente, intitulado “A imprensa brasileira e o Egito nos anos de 1870: uma leitura sobre a viagem de D. Pedro II à terra dos Faraós e as relações Egito/Brasil no século XIX”, é desenvolvido na própria Universidade de Aswan.

Para a coleta de informações, a professora realiza uma releitura da viagem de D. Pedro II, visitando locais como o templo de Abu Simbel, em Assuão. Outros lugares, como Cairo e Alexandria, também estão na rota de visita.

Professor egípcio estará no Câmpus de Bacabal

O professor Maged Elgebaly participará de uma mesa-redonda no Simpósio Internacional Imprensa, Literatura, Linguagem e História, que ocorrerá nos dias 5 a 8 de junho deste ano, no Câmpus de Bacabal da Universidade Federal do Maranhão. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos e de Pesquisa Literatura, História e Imprensa.

Produção: Géssica dos Anjos

Lugar: Codó