Mais de 80 estudantes recebem o grau pelo Profebpar, em Codó Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mais de 80 estudantes recebem o grau pelo Profebpar, em Codó

Publicado em: 03/02/2016

CODÓ - Obstáculos, dificuldades e entraves. Tudo isso ficou para trás no dia em que  Cleide de Sousa Silva recebeu o grau como Pedagoga pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Profebpar). Só uma coisa lhe vinha à cabeça: superação. Mãe de dois filhos e professora do ensino fundamental da zona rural de Corotará, ela estava entre as 84 formandas da UFMA e contou que uma das maiores dificuldades era deixar a família e viajar pra Timbiras, onde, inicialmente, as aulas eram ministradas

“No início do curso quase desisto, porém o sonho de me formar e de ter uma graduação era maior, já que eu possuo apenas o magistério. Então, cá estou, consegui o meu diploma de graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Todo esse mérito devo, também, à minha família que sempre esteve ao meu lado e me incentivou a não desistir de chegar ao final. Portanto, boa parte dessa conquista dedico a eles”, disse Cleide emocionada.

A solenidade de outorga do grau foi realizada neste sábado, 30, no auditório do Campus de Codó e reuniu professores, familiares e formandos dos municípios de Timbiras e Codó. Também receberam o canudo quatro formandos do curso de Licenciatura em Informática do Campus Codó, referente ao primeiro semestre de 2015.

Segundo a coordenadora do Profebpar, Cristina de Araújo, muitos professores do ensino fundamental e médio, tanto estadual quanto municipal, não possuem uma formação superior, e é nesse aspecto que a universidade se faz presente, para mudar este cenário. “A formação é um processo reflexivo para que aquele professor se aproprie daquilo que ele produz, do conhecimento que é transmitido para o seu aluno. Estar na universidade é sinônimo de mudança, não tem como não mudar a forma de agir, de pensar e refletir sobre o cenário atual da educação. Tenho certeza, que a partir de agora, esses novos pedagogos irão repensar nas práticas pedagógicas e de que forma utilizá-las em sala de aula”, destacou.

A solenidade contou com 59 formandos do Profebpar de Coroatá, 25 de Timbiras. A chefe do departamento de Educação II, Lindalva Maciel, falou da sua satisfação e emoção em ser homenageada por uma das turmas de Codó.

“Convivemos em todos os momentos e conhecemos a história de muitos desses formandos. Presenciamos as dificuldades e obstáculos vivenciados por cada um deles, em que muitos até pensaram em desistir. É nessa hora que nos fazemos presentes na vida deles, lado a lado. Demos força, amor, carinho e atenção para que eles não desistissem. Fico feliz em receber esta homenagem. São gestos como esses que nos fazem seguir a carreira de educadores e continuar o nosso trabalho”, agradeceu.

O professor Samuel Velásquez, paraninfo oficial das turmas, lembrou que como professor e coordenador nunca deixou de exigir dos formandos mais estudo e compromisso. “Defendo a ideia de que para ensinar é preciso entender os desejos, os anseios e os limites do outro. E os nossos, evidentemente. Acredito que a escolha do meu nome se deu em virtude dessas relações afetuosas que construímos neste percurso formativo”, disse emocionado e agradecido.

Para a reitora Nair Portela, os formandos são vencedores, porque lutam com dificuldade em busca de uma qualificação profissional e trabalham constantemente na elaboração de práticas pedagógicas que será transformadora para a realidade da educação local. "A UFMA está sempre contribuindo com a mudança na educação do Estado e do País. Esses programas de interiorização permitem que a Universidade vá até os municípios, criando parcerias entre as escolas e os gestores municipais no intuito de transformar os índices da educação no Maranhão e a realidade local, contribuindo então, para o desenvolvimento da região", frisou.

====

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp(98) 98408-8434.

Siga a UFMA no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Revisão: Patrícia Santos

Lugar: Campus Codó