Início do conteúdo da seção

Sobre a Ari

 

A Assessoria de Relações Internacionais iniciou seus trabalhos, em 16 de agosto de 1989, com a criação do Programa de Cooperação e Intercâmbio Internacional (PROCIN), por aprovação do Conselho Superior de Pesquisa e Extensão. A finalidade do referido programa é o desenvolvimento de ações de cooperação e intercâmbio científico, técnico e cultural com instituições internacionais.

A fim de normatizar o funcionamento do referido Programa, a Reitoria da UFMA à época, emitiu a Portaria 404/89-MR, que atribuiu funções de “apreciar tecnicamente quaisquer convênios, acordos, cartas de intenção ou similares que envolvam órgãos ou entidades estrangeiras, antes de serem apreciados pelo Reitor e pelos Conselhos Superiores”, bem como regulamentou a organização de um “Núcleo de Relações Internacionais” em cada Centro Acadêmico.

Em 1997, o CONSEPE aprovou um anexo à Resolução/1989, trazendo vínculo direto do Procin à Reitoria, redefinindo seus objetivos, atribuições e sua estrutura administrativa.

Em outubro de 2007, surgiu, de modo mais abrangente, a Assessoria de Relações Internacionais, que, atualmente, possui 27 (VINTE E SETE) CONVÊNIOS VIGENTES, 25 (VINTE E CINCO) estão EM PROCESSO DE RENOVAÇÃO E/OU ACORDO DE COOPERAÇÃO e 59 (CINQUENTA E NOVE) EM PROVIDÊNCIAS DE CONTATO, totalizando assim, 111 (CENTO E ONZE) convênios.

Os convênios da UFMA com diversas universidades espalhadas pelo mundo, apenas para exemplificar: Southern Cross, Austrália; Santiago de Compostela, Valladolid, na Espanha; Michigan, Tenessee Knoxville, nos EUA; Instituto Politécnico de Grenoble, Lumière Lyon, Paris Diderot, Perpignan, na França; República de San Marino, Ferrara, na Itália, Guadalajara, Ciudad Juárez, no México; Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, Cávado e Ave, Aveiro, Algarve, dentre outras.

Os programas vigentes desenvolvidos entre nossa IFE e outras instituições são: Babel; - Bramex; - Brafitec; - PLI – (com dupla diplomação); - SANTANDER, EBW+ e Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU/HABITAT/UFF/UFMA).

Ainda, a UFMA É MEMBRO DO GRUPO COIMBRA DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, DESDE O ANO DE 2008.

Buscamos todos os dias novos acordos para elaboração, produção e divulgação de trabalhos conjuntos; intercâmbio cultural, social e científico com outras universidades, bem como para mobilidade não só de estudantes, mas também de pessoal docente e administrativo.

Você pode nos auxiliar no estabelecimento de convênios.

Para maiores informações, nos contacte.

Fim do conteúdo da seção