Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Abertura do 46° Encontro Nacional de Extensão reuniu representantes da UFMA, UEMA e IFMA

Publicado em: 17/09/2019

SÃO LUÍS – Na manhã desta terça-feira, 17, foi realizada a conferência de abertura do 46° Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitoras e Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), com o tema “Integrar para desenvolver”. O evento reuniu representantes da UFMA, da UEMA e do IFMA, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, Cidade Universitária.

O 46° encontro reúne, este ano, o Fórum Integrado de Extensão das IES Públicas do Estado do Maranhão; o VIII Fórum de Extensão Universitária da UFMA; o Fórum de Extensão Universitária da UEMA; e o IV Workshop Proext do IFMA. Essa união vem com o objetivo de debater e relacionar a função da extensão em relação à integração entre universidade, sociedade e o seu desenvolvimento.

“Todos esses eventos que integram o 46° Encontro Nacional de Extensão são um trabalho conjunto das três instituições, um compromisso de desenvolver reflexões, divulgações e discussões relacionadas à extensão universitária e à importância desse conhecimento produzido nas universidades”, afirmou a pró-reitora de Extensão, Cultura e Empreendedorismo da UFMA, Dorlene Carloso.

A conferência de abertura, intitulada de “Extensão: integrar para desenvolver”, trouxe o professor doutor em História da Universidade Federal do Pará (UFPA) Fernando Arthur Neves. Em sua apresentação, ele explanou um pouco sobre a categoria de extensão no Brasil e a legitimação desses projetos perante a sociedade civil.

“A extensão é uma característica muito particular do ensino superior brasileiro. É importante reconhecermos que existe cada vez mais atenção para criarmos relações entre a sociedade e os trabalhos feitos na universidade”, afirmou.

Ele ainda lembrou a importância de as atividades de extensão terem reconhecimento no país. “Muitas vezes se desconhece o que é feito nessas instituições públicas. Por isso é necessário criar pontes de comunicação com a sociedade. Um projeto que não for capaz de gerar produtos para a sociedade perde a condição de legitimação social e a legitimação acadêmica da instituição”, completou.

Para os pró-reitores do IFMA e da UEMA, fazer um evento juntando as três instituições públicas do Maranhão traz o fortalecimento da extensão universitária. “Trocar essas experiências e mostrar o que cada instituto está produzindo é um momento de grande êxito para nós”, declarou o pró-reitor de Extensão do Instituto Federal do Maranhão, Fernando Antônio de Carvalho de Lima

“Temos um foco comum, que é desenvolver o nosso estado e a formação de pessoas. A extensão ajuda os alunos a entenderem mais sobre o mundo e terem uma visão diferente, pois estamos aqui para desenvolver cidadãos que trabalhem com coerência e inteligência com relação a nossa sociedade”, afirmou o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA, Paulo Henrique de Aragão Catunda.

A reitora Nair Portela, que participou da mesa de abertura, avaliou a organização do evento e a relevância dessa integração entre as instituições públicas do Maranhão. “A extensão na universidade é um dos tripés da nossa força acadêmica, junto com a pesquisa e o ensino. A participação em um projeto deste tipo promove a transformação da sociedade por meio dos trabalhos produzidos na própria instituição e é de relevância imensa para o nosso estado”, destacou.

O evento ainda contou com a apresentação do cultural dos Solistas da Orquestra de Violão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da exposição de projetos de extensão produzidos nas três instituições.

46º Encontro Nacional de Pesquisa e Extensão / 17-09-2019

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante
Fotos: Thalia França
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Patrícia Carvalho
Última alteração em: 19/09/2019 15:05

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

22/10/2019

18:00

PROPLAN celebra seu 1º ano mostrando eficiência no planejamento, controle e gestão interna SÃO LUÍS – O planejamento organizacional é uma prerrogativa de instituições que primam pela inteligência gerencial, eficiência administrativa e eficácia...

22/10/2019

17:56

Consepe aprova Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções do NIB SÃO LUÍS – A proposta da Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções do Núcleo Integrado de Bibliotecas (NIB) foi...

22/10/2019

17:53

Comunidade acadêmica do câmpus Pinheiro realiza Trote Solidário e distribui kits escolares PINHEIRO – Servidores e discentes do câmpus da UFMA, em Pinheiro, se reuniram, no último dia 10, para realizar a...

22/10/2019

17:50

Palmas Universitárias homenageia servidores e comemora 53 anos da UFMA SÃO LUÍS – Na noite de ontem, 22, no auditório central, foi realizada a condecoração “Palmas Universitárias”, que teve o...

22/10/2019

17:47

I Encontro de Editores Científicos discute comunicação científica e elege os editores dos Periódicos SÃO LUÍS – Ocorreu, na última quinta, 17, o I Encontro de Editores Científicos, promovido pelo Núcleo Integrado de Bibliotecas...
Fim do conteúdo da sessão