Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Comunidade universitária vai às urnas para consulta prévia para escolha de reitor e vice-reitor

Publicado em: 26/06/2019

SÃO LUÍS – Teve início, na manhã desta quarta-feira, 26, em todos os câmpus da UFMA, a consulta prévia para escolha do novo reitor e vice-reitor da Universidade para o quadriênio 2019-2023. As urnas estão distribuídas em 33 seções instaladas na capital, no CCSo, CCET, CCH e CCBS - Integrado, Colégio Universitário (Colun), Centro Pedagógico Paulo Freire, prédio Castelão, CEB Velho, Odontologia, Faculdade de Medicina – antigo ILA, Fábrica Santa Amélia e no HUUFMA – Unidade Presidente Dutra; e no continente, no Câmpus de Chapadinha, Câmpus de Pinheiro e Câmpus de Imperatriz – Centro e Bom Jesus, e nos Câmpus de Bacabal, Balsas, Codó, Grajaú e São Bernardo. A votação segue até as 21h30.

Têm direito a voto todos os docentes, discentes e técnicos-administrativos da instituição, sendo que o peso dos votos dos professores, pela legislação pertinente, é de 70%, e para as demais categorias (alunos e técnicos-administrativos), é de 15%. Para votar, é necessário apresentar, obrigatoriamente, documento de identificação válido com foto (RG, Carteira de Motorista, Passaporte, Carteira Profissional — CTPS ou  Carteira de Profissão Regulamentada). Poderá ser aceito, também, o crachá de servidor e a carteira de estudante, deste que conste foto, nome, número de matrícula ou número de outro documento de identificação. O voto não é obrigatório.

O resultado final da consulta será informado de imediato e divulgado no site da UFMA. Em seguida, o processo com toda a documentação será encaminhado à reitora Nair Portela. Posteriormente, a reitora, na  condição de presidente do Conselho Universitário, designará data para a reunião do Colegiado Especial Eleitoral, para a elaboração de lista tríplice que será encaminhada, na forma da lei, ao Ministro da Educação, com vistas aos procedimentos de aprovação, nomeação e posse.

Todo esse procedimento tem prazo de 60 dias antes do término do mandato da atual reitora.

Exercendo a democracia

Em clima de muita tranquilidade, a comunidade acadêmica compareceu às urnas para escolha dos seus respectivos representantes. No Centro de Ciências Sociais da UFMA, a estudante do 3º período do curso de Direito Ana Beatriz de Melo Braga falou da relevância da consulta prévia como forma de reiterar a importância da democracia para a nossa sociedade.

“Esse processo eleitoral é importante para o sustento da democracia dentro do câmpus, dentro da UFMA. É importante que a gente adquira essa consciência de que somos nós os responsáveis pelo destino do nosso câmpus e da nossa Universidade, e adquirir, de certa forma, responsabilidade pelas decisões que forem tomadas pelos nossos representantes no futuro. Eu espero que o processo seja feito com consciência e seguridade dos nossos direitos eleitorais”, declarou.

A professora Jaciene de Jesus Cardoso Rocha, do Departamento de Tecnologia Química da UFMA, também falou da importância da consulta prévia para a escolha dos representantes que vão gerir a UFMA pelos próximos quatro anos: “Para a Universidade, como uma instituição pública e democrática, é importante que haja esta eleição, uma consulta do corpo docente, técnico e discente, para que seja avaliado quais os melhores gestores que vão comandar a Universidade”.

A presidente da Comissão Coordenadora da Consulta Prévia à Comunidade Universitária, Elisa Lago, concedeu entrevista à Ascom esclarecendo dúvidas acerca do processo. Acesse a matéria.

Confira aqui a distribuição das urnas nos locais de votação

Votação para reitor e vice-reitor da UFMA - 26-06-2019

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Luiz Gabriel Bastos
Revisão: Jáder Cavalcante
Fotos: Thalia França
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Tatiane Raquel
Última alteração em: 27/06/2019 11:53

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

22/07/2019

18:27

Município de Guimarães lota ginásio na colação de grau dos cursos de História e Letras-Inglês do Proeb GUIMARÃES - A solenidade de colação de Grau é um momento de grande emoção para os formandos e familiares, porque...

22/07/2019

17:40

TV ASCOM: Proeb forma novos professores no município de Guimarães GUIMARÃES - Mais de setenta estudantes do Programa de Formação de Professores para a Educação Básica (PROEB), recebem o grau...

22/07/2019

08:00

Segunda do Português: Vítima fatal e Pé de mangueira 1. Vítima Fatal Observe este exemplo: Os legisladores só vão diminuir a maioridade penal quando seus filhos passarem a constar na lista...

21/07/2019

21:24

Inscrições para o Mestrado em Cultura e Sociedade vão até o dia 2 de agosto SÃO LUÍS - Estão abertas, até o dia 2 de agosto, as inscrições para o curso de Mestrado Interdisciplinar em...

20/07/2019

09:00

RÁDIO ASCOM - Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFMA é pioneira no Brasil SÃO LUÍS - Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros é destaque na Universidade Federal do Maranhão. E mais: estão abertas,...
Fim do conteúdo da sessão