Núcleo Integrado de Bibliotecas realizou treinamento de bases de dados da Clarivate Analytics
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Núcleo Integrado de Bibliotecas realizou treinamento de bases de dados da Clarivate Analytics

Publicado em: 11/06/2019

SÃO LUÍS – Em parceria com a Clarivate Analytics, o Núcleo Integrado de Bibliotecas da UFMA (NIB) ofereceu, na manhã de quinta-feira, 6, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária Dom Delgado, o treinamento das bases de dados “Clarivate Analytics: Web of Science – Coleção Principal”; “Derwent Innovation Index – Patentes; Journal Citation Report” e “EndNote Online.

A especialista em soluções da Clarivate Analytics Mônica Silveira ministrou o treinamento demonstrando a forma de acesso a cada uma das bases, a sua função e recursos disponíveis, entre elas a “Web of Science”, que possui mais de 22 mil revistas, além de conferências e livros, desde 1945.

Na sequência, a palestrante abordou os recursos disponíveis na “DII – Derwent Innovation Index”, ferramenta mais abrangente na cobertura e análise de patentes globais, com 11 milhões de invenções registradas (depósitos) e 22 milhões de patentes (concedidas-comercializadas).

Apresentou as funcionalidades e os filtros de pesquisa do “JCR – Journal Citation Reports”, que indexa as revistas mais importantes por área do conhecimento que foram publicadas no ano referência, avaliadas por influência, citações recebidas, e calcula vários índices, incluindo-se o fator de impacto.

Em seguida, demonstrou a utilização da base de dados “EndNote Online”, que permite a formatação automática da bibliografia e citações no texto, em formato word, por meio de um plug-in que faz a formatação em mais de mil estilos bibliográficos pré-carregados, incluindo o estilo de normalização ABNT.

O treinamento contou com um público de 152 participantes da comunidade acadêmica da UFMA, Universidade Estadual do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão, além de participantes de instituições de ensino superior privadas, onde os participantes tiveram oportunidade de fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas sobre as bases de dados.

Saiba mais

A bases de dados contidas no Portal de Periódicos Capes, incluindo as bases da “Clarivate Analytics”, podem ser acessadas gratuitamente pela comunidade acadêmica da UFMA. E o Núcleo Integrado de Bibliotecas (NIB) oferece regularmente, e sob demanda dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFMA, capacitações em uso de bases de dados.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: NIB/UFMA
Última alteração em: 12/06/2019 10:45

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

14/06/2019

19:00

Reitora visita o Sítio Piranhenga e conhece os cursos do Cepromar para analisar futura parceria SÃO LUÍS – Na manhã de quinta-feira, 13, a reitora da UFMA, Nair Portela, realizou uma visita ao Sítio Piranhenga,...

14/06/2019

17:11

Navio Ciências do Mar II desembarca alunos e docentes da Universidade Federal do Amazonas SÃO LUÍS - Na quinta-feira, 13, o Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) desembarcou docentes...

14/06/2019

12:15

RÁDIO ASCOM - Inovação e mercado audiovisual marcam Festival Guarnicê 2019 SÃO LUÍS - Festival Guarnicê de Cinema inicia 42ª edição nesta sexta-feira, 14, no Teatro Arthur Azevedo na capital maranhense....

14/06/2019

10:50

UFMA retifica calendário da chamada regular do SiSU 2019.2 SÃO LUÍS - Em virtude da greve geral e da interdição da barragem do Bacanga que ocorre nesta sexta-feira, 14,...

14/06/2019

09:09

CONSULTA PRÉVIA: Comissão divulga lista preliminar de votantes por categoria SÃO LUÍS - A Comissão Eleitoral da Consulta Prévia para escolha do Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal do Maranhão...
Fim do conteúdo da sessão