Você está na versão antiga do portal da UFMA. O conteúdo mais atual está no novo portal.

Obs: algumas funcionalidades, ainda não migradas, podem ser encontradas nesta versão.

Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Discentes de grupo de pesquisa da UFMA apresentam trabalhos em conferência em Portugal

Publicado em: 21/05/2019

BRAGA – Durante os dias 13 e 15 de maio, foi realizada, na cidade de Braga em Portugal, a XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Challenges 2019), da qual participaram quatro alunos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação da UFMA (GEP-TDE). Sob orientação do professor João Batista Bottentuit e com apoio da Fapema, os discentes apresentaram trabalhos com temática relacionada ao uso da tecnologia na educação.

Os trabalhos apresentados foram: “Inteligência Artificial e Google Tradutor no processo de aprendizagem do idioma português: relatos de experiências de estudantes estrangeiros no Brasil”; “Letramento Digital e Formação Docente: o uso e perspectivas do Padlet em cursos de formação de professores durante o III SNTDE”; “Uma análise dos gêneros digitais presentes na base nacional comum curricular do ensino fundamental”; e “Desafios da formação de professores no século XXI: o papel do TPACK”. Um ex-participante do Grupo e atual doutorando na Universidade do Minho em Portugal, Nataniel Mendes, também participou do evento apresentando o trabalho “O uso do Padlet na aula de literatura: multimodalidade e aprendizagens”.

O artigo cujo objeto de pesquisa foi o uso do Google Tradutor como aprendizagem do português, foi apresentado por Larize Kelly Garcia e apontou como estudantes estrangeiros da UFMA utilizam a ferramenta para fins acadêmicos. Com base em pesquisas de campo, com teor qualitativo, exploratório e descritivo, foi notado que o instrumento é mais efetivo para contextos informais do que acadêmicos.

“Na primeira situação, geralmente são solicitadas traduções de palavras soltas, enquanto, na segunda, é necessária uma tradução mais complexa de parágrafos, em que o contexto das palavras faz toda a diferença na tradução, o que leva a alguns erros relacionados aos aspectos sintáticos, semânticos e léxicais”, afirma a mestranda.

A aluna ainda completa sobre a vivência de apresentar-se em um evento internacional. “Foi riquíssimo para nós, enquanto estudantes, uma vez que tivemos a oportunidade de aprender com base nos relatos de experiências apresentados por outros estudantes e profissionais, principalmente no que diz respeito ao uso de variadas tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas no processo de aprendizagem. Agradeço ao professor João por ter me inscrito em seu projeto para participar da seleção, à UFMA pela oportunidade e à Fapema pelo fomento”.

Já o mestrando Maurício José Morais apresentou um relato de experiência sobre o processo de letramento digital e formação de professores nos cursos de curta duração do Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação (SNTDE).

“Parte-se da premissa de que o evento vai além de um espaço de comunicação científica, e assume-se um espaço onde os professores têm a oportunidade de adquirir conhecimentos e dar continuidade à sua formação. O estudo teve como objeto o curso sobre o Padlet, ferramenta que possibilita a criação de murais interativos, digitais e multimídia. Ao todo, participaram nove docentes do ensino médio e superior. Buscamos analisar as percepções dos participantes, as impressões sobre a ferramenta e como isso pode letrá-los digitalmente”, destacou.

Apresentaram, ainda, as discentes Danielle Lima Costa e Maíra Aragão. O professor João Batista Bottetuint reiterou a relevância da apresentação dos trabalhos em um congresso internacional. “Foram de extrema importância essas apresentações uma vez que os discentes têm a oportunidade de interagir com novos pesquisadores, bem como aprofundar conhecimentos na área das tecnologias. E isso traz para o grupo novas ideias para projetos e novos artigos científicos”, finalizou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Luiz Gabriel Bastos
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Universidade de Minho, Braga – Portugal
Texto: Tatiane Raquel
Última alteração em: 21/05/2019 15:31

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/04/2021

00:00

Pré-matrícula para os aprovados no Sisu no 1º semestre de 2021 começam dia 19, exclusivamente de forma on-line A Universidade Federal do Maranhão convoca os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a pré-matrícula no primeiro semestre...

05/04/2021

00:00

Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional apresenta novas ações Na manhã desta segunda-feira, 5, a Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), coordenada pela Pró-reitoria de Planejamento, Gestão...

04/01/2021

20:00

Segunda do Português: "Tão pouco" e "Pornografia" 1. Pornografia No exemplo abaixo, destacamos uma infração muito comum cometida com a palavra “pornografia”. Observe:                 D. Francisca, seu filho foi...

04/01/2021

08:25

A UFMA QUE A GENTE FAZ SÃO LUÍS - Acompanhe os detalhes das principais atividades e ações realizadas pela instituição durante a última semana de 2020,...

31/12/2020

13:58

Portal da UFMA estará de cara nova logo no primeiro dia do ano de 2021 SÃO LUÍS - Com a chegada de um novo ano, novos planos, novos objetivos, novas ideias e novos planejamentos vão...
Fim do conteúdo da sessão