Ascom e curso de Relações Públicas marcam presença na Abrapcorp, em São Paulo
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Ascom e curso de Relações Públicas marcam presença na Abrapcorp, em São Paulo

Publicado em: 15/05/2019

No período de 6 a 9 de maio, ocorreu, em São Paulo, na Faculdade Cásper Líbero, o XIII Congresso Abrapcorp – Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Com o tema “Comunicação, Opinião Pública e Organizações”, a edição teve a participação de docentes, estudantes e profissionais de todas as regiões do Brasil.

Nos dias 6 e 7, os congressistas participaram de um pré-evento que debateu temas relevantes para o campo das Relações Públicas na sociedade contemporânea, tais como a formação do professor universitário, ensino e metodologias ativas para as Relações Públicas, assim como novas metodologias para o ensino-aprendizagem de Relações Públicas no Brasil.

Já nos dias 8 e 9, ocorreram as mesas-redondas com pesquisadores de diferentes países e as apresentações orais de artigos de estudantes de graduação, mestrado e doutorado e docentes/pesquisadores da área de Relações Públicas nos Grupos de Trabalho, os GTs.

 Participação da ASCOM, de docentes e egressos do curso de Relações Públicas

A Universidade Federal do Maranhão teve uma participação significativa no evento. O servidor do núcleo de Relações Públicas da UFMA, um dos braços da Assessoria de Comunicação, Pablo Monteiro apresentou o artigo intitulado “O uso de mídias sociais por instituições privadas de ensino superior em São Luís-MA: uma análise de conteúdo em fanpages do Facebook”. Para Pablo, participar do maior evento de Relações Públicas do Brasil “colabora, significativamente, para o avanço da produção científica em Relações Públicas da nossa Universidade”.

Coordenador do Grupo de trabalho “Teorias, metodologias e práticas de ensino das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional”, o professor Esnél José Fagundes apresentou, com a vice-coordenadora, professora Claudia Peixoto de Moura da PUC-RS, o artigo “Comunicação, Teorias, Ensino: um breve relato da trajetória de um grupo de pesquisa”.

Já a professora Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa, vice-coordenadora do Grupo de trabalho “Comunicação digital, inovação e tecnologias”, apresentou o trabalho “Opinião Pública em tempos de mídias sociais: midiatização, comunicação desintermediada e memes” ao lado da coordenadora do Grupo, a professora Carolina Terra, da USP.

O professor do curso de Relações Públicas e diretor da Assessoria de Comunicação da UFMA, Marcelo Pereira da Silva, em uma parceria interinstitucional com as pesquisadoras Ana Carolina Trindade, da Universidade Estadual Paulista, e Jéssica de Cássia Rossi, da Universidade Sagrado Coração, de Bauru, apresentou o artigo “O discurso do consumidor sobre a marca Cicatricure no site de rede social Reclame AQUI: sentidos de promessa e decepção”.

Os egressos do curso de Relações Públicas da UFMA Ulisses Diego Pinto da Silva e Daniel Augusto da Silva Santos apresentaram artigos oriundos de seus trabalhos de conclusão de curso no “Espaço Jovem Pesquisador”. Daniel compartilhou informações do artigo “As Estratégias de Comunicação Digital do Programa de Ecopontos: Análise sobre o uso do Facebook como fator de engajamento"; Ulisses, por sua vez, expôs a pesquisa “Uma análise da comunicação interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Câmpus Barreirinhas”.

Para Daniel Santos, “a participação no evento possibilitou uma troca de experiências imensurável, já que lhe oportunizou divulgar o trabalho de pesquisa em Relações Públicas que desenvolveu e atestar a qualidade da produção científica do curso de Relações Públicas da UFMA”.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Texto: Ascom
Última alteração em: 16/05/2019 14:06

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

23/05/2019

07:53

Curso de Pedagogia do Parfor de Codó realizará projeto voltado para o ensino-aprendizagem das crianças CODÓ - “Crianças pequenas de Codó viajam nas asas da imaginação: vamos embarcar nelas?”. Esse é o tema do projeto...

22/05/2019

18:35

UFMA adquire novos equipamentos para o Núcleo de Acessibilidade SÃO LUÍS – A Reitora da Universidade Federal do Maranhão, professora Nair Portela, visitou, junto com a equipe da Gestão, o...

22/05/2019

18:00

RÁDIO ASCOM - UFMA realiza colação de grau de alunos do PARFOR e do PROEB SÃO LUÍS - Em cerimônia especial, a Universidade Federal do Maranhão realiza colação de grau de alunos do PARFOR e...

22/05/2019

14:20

Rodas de Conversas da Proaes debatem o bullying, ciberbullying e saúde mental na Universidade SÃO LUÍS – A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da UFMA (Proaes), por meio do Serviço de Apoio Psicopedagógico (SAPsi), promoveu,...

22/05/2019

13:45

Estudantes do curso de Pedagogia realizam visita técnica em escolas de Vargem Grande VARGEM GRANDE – Cerca de quarenta estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão visitaram, no dia 17...
Fim do conteúdo da sessão