Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Acessibilidade e Hospitalidade: seminário reúne representantes em debate na Fábrica Santa Amélia

Publicado em: 18/04/2019

SÃO LUÍS - Com o objetivo de integrar e sensibilizar a comunidade acadêmica acerca dos temas da inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência, foi realizada, na manhã desta quarta, 17, a abertura do I Seminário de Hospitalidade e Acessibilidade da UFMA. Promovido pelos Departamentos de Turismo e Hotelaria em parceria com o Departamento de Comunicação Social, o evento foi realizado no auditório da Fábrica Santa Amélia e se estenderá até o final do dia.

Também foi realizada a conferência de abertura com o tema “Acessibilidade nos tempos atuais: realidades e perspectivas”, ministrada por Isabelle Passinho, advogada dos Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência.

Com uma grande adesão por parte da comunidade, até o fim do evento, deverão comparecer ao seminário cerca de 400 pessoas entre representantes de diferentes entidades, alunos de outras instituições, professores e convidados. O coordenador geral do seminário e professor do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA, David Bouças, declarou a importância do papel da instituição em promover ações que estimulem a inclusão de pessoas com deficiência na Universidade.

Nós, na condição de Instituição que forma profissionais, sabemos que a maioria dessas pessoas farão parte de diferentes organizações e são futuros gestores, futuros tomadores de decisões. Eles podem proporcionar essa inclusão nos futuros locais que ocuparem. Compreendemos que é fundamental que na universidade consigamos promover debates aprofundados na área, contribuindo para a gestão da Universidade sobre a questão da inclusão”, afirma.

Atualmente, a UFMA conta com, aproximadamente, 350 pessoas com alguma deficiência. A diretora do Núcleo de Acessibilidade, Piedade Araújo, reiterou a necessidade de tornar a pessoa com deficiência parte da vivência na academia de forma que ela se sinta incluída na comunidade, e a realização do seminário visa contribuir para o debate sobre esse objetivo.

“Esse evento é importante pelo fato de que temos alunos com deficiência nos dois cursos, tanto em turismo quanto em hotelaria. Pessoas com deficiência de fala, mas que não são surdas, pessoas surdas e cegas. E aqui nós percebemos que os alunos com deficiência são tratados da mesma forma que os alunos sem deficiência. Para nós, isso é gratificante porque eles não se sentem deslocados, eles se sentem parte do curso”, destaca.

A reitora Nair Portela apontou que o debate gerado no seminário, entretanto, não deve ser restrito só à Universidade, mas tende a ser estendido a toda a comunidade em geral.

“Estamos satisfeitos em participar deste seminário, que tem grande importância para toda a sociedade. Existe uma política internacional de respeito à pessoa com deficiência, que necessita de um atendimento cuidadoso, pensado para a sua dificuldade. Precisamos estar alinhados com essa política de inclusão social, e a Universidade, sensibilizada com essa necessidade, está promovendo este evento aberto para a sociedade. Então hoje nós temos a participação de professores de outras instituições de ensino que estão conosco para esta discussão, e para debates de sugestões e propostas para que possamos reduzir essas desigualdades ainda persistentes”, reitera.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Luiz Gabriel Bastos
Revisão: Jáder Cavalcante
Fotos: Luciano Santos
Lugar: Fábrica Santa Amélia
Texto: Tatiane Raquel
Última alteração em: 18/04/2019 13:08

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

17/07/2019

18:11

Trabalho acadêmico aborda as características hidrodinâmicas da Bacia do Rio Anil SÃO LUÍS – A hidrodinâmica é a responsável pelo estudo do movimento dos fluídos, logo, as características hidrodinâmicas de aquíferos...

17/07/2019

17:49

"Não é normal crescer na periferia no meio de facções", expressa livro publicado por estudante de jornalismo SÃO LUÍS – A estudante do curso de Comunicação Social da UFMA, habilitação em Jornalismo, Lara Souza, publicou o livro-reportagem...

17/07/2019

15:00

RÁDIO ASCOM - Aluno com deficiência da UFMA é destaque no 4º Meeting Master de Atletismo SÃO LUÍS - Um aluno com deficiência do curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão foi destaque no...

17/07/2019

13:35

Estudantes do curso de Relações Públicas lançam a 45ª edição da revista RP Alternativo SÃO LUÍS – Um profissional de relações públicas pode atuar de várias formas e em diversos meios que não são...

17/07/2019

08:30

RÁDIO ASCOM - Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros é destaque na UFMA SÃO LUÍS - No Cidade Universitária Entrevista desta semana, o assunto é a licenciatura pioneira no Brasil implantada no estado...
Fim do conteúdo da sessão