UFMA realiza celebração histórica no Dia Internacional da Mulher
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UFMA realiza celebração histórica no Dia Internacional da Mulher

Publicado em: 14/03/2019

SÃO LUÍS - O início das celebrações da Universidade Federal do Maranhão pelo Dia Internacional da Mulher, ocorrido na noite da última sexta-feira, 8, no Palacete Gentil Braga, entrou para a história da instituição.

A programação foi aberta com a exibição de um documentário promocional que apresentou as gestoras da UFMA, homenageadas pela instituição por sua importante contribuição ao desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão e pela comemoração ao Dia Internacional  da Mulher.

A reitora Nair Portela agradeceu e parabenizou todas as mulheres da comunidade acadêmica e o público por prestigiarem a programação especial, as novas conquistas e os resultados significativos conquistados por toda a equipe técnica e acadêmica. Em seguida, anunciou a assinatura e publicação da Portaria que instituiu o Núcleo Multiprofissional de Atendimento às Vítimas de Violência, um ato histórico da UFMA no enfrentamento e combate à violência, especialmente contra as mulheres.

Segundo a Portaria, assinada no mesmo dia, esse Núcleo vai interagir com a rede pública e outras instituições, visando à intervenção qualificada quanto ao atendimento às vítimas da violência, no âmbito da UFMA, em conformidade e respeitando as legislações vigentes. O Núcleo Multiprofissional de Atendimento às Vítimas de Violência contará com representantes das áreas da saúde, sociais, humanas, tecnológicas e do Colégio Universitário (COLUN).

Em seguida, as gestoras da UFMA, alunas da Universidade da Terceira Idade (Uniti) e convidados participaram da inauguração da exposição fotográfica da artista visual Sara Reis, que registrou momentos especiais das estudantes da Uniti. Depois, a poetisa e cordelista Raimunda Frazão apresentou recital autoral que valoriza, fortalece e alerta sobre a importância do respeito aos direitos, à igualdade e ao papel das mulheres no dia a dia, no trabalho, na família e na sociedade.

Encerrando a festa, alunas e integrantes do Coral da UFMA apresentaram um concerto erudito com composições que cantam o universo feminino. Ao final da apresentação, formou-se um grande coro que ecoou pelas instalações do Palacete Gentil Braga, entoando a música ‘Maria, Maria’, de Milton Nascimento e Fernando Brandt.

Durante a abertura da exposição, ocorreu ainda a exibição de um vídeo com todas as alunas da Uniti, homenageadas durante a solenidade. Ao final, foi realizada a sessão de fotos oficiais que eternizaram a celebração histórica da UFMA pelo Dia Internacional da Mulher.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: DAC
Última alteração em: 14/03/2019 16:56

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

22/03/2019

18:40

Festival Guarnicê de Cinema recebe mais de 600 filmes inscritos para a seleção SÃO LUÍS - O audiovisual está em alta no Maranhão! O número recorde de 680 filmes inscritos para a seleção...

22/03/2019

18:12

Soundpainting: técnica que movimenta estudantes de Teatro SÃO LUÍS – O Curso de Teatro da Universidade Federal do Maranhão realizou entre os dias 19 e 22 de...

22/03/2019

14:34

UFMA informa sobre dificuldades dos calouros em retirar o cartão de meia passagem SÃO LUÍS – Devido à nova mudança no sistema de emissão das carteiras de meia passagem da prefeitura de São...

22/03/2019

14:07

Workshop sobre Doenças Crônicas e Negligenciadas será realizado neste mês SÃO LUÍS – Entre os dias 28 e 30 de março, será realizado o Workshop: Doenças Crônicas e Negligenciadas, no...

22/03/2019

14:00

Proaes realiza Oficina e Palestra para estudantes da UFMA SÃO LUÍS - O Serviço de Apoio Psicopedagógico, da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (SAPsi-PROAES) promove, no mês de março, no...
Fim do conteúdo da sessão