Festival Guarnicê de Cinema abre inscrições para mostras competitivas de sua 42ª edição
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Festival Guarnicê de Cinema abre inscrições para mostras competitivas de sua 42ª edição

Publicado em: 11/02/2019

SÃO LUÍS - O 42º Festival Guarnicê de Cinema está com inscrições gratuitas e abertas no site www.cultura.ufma.br/42guarnice, até as 23h59 do dia 18 de março de 2019. A edição deste ano vem com muitas novidades, pois, além das Mostras Competitivas Guarnicê de Filmes Maranhenses de Curta e Longa Metragem, foram incluídas mais quatro categorias: Curtíssima-Metragem, Videoclipe, Reportagem Televisiva e Filme Publicitário.

O Festival Guarnicê de Cinema ocorrerá de 14 a 21 de junho, em espaços culturais do Centro Histórico de São Luís. A realização é da Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), via Departamento de Assuntos Culturais (DAC), com apoio de instituições públicas e empresariais. Podem competir realizadores brasileiros, ibero-americanos e de países da língua portuguesa, com idade mínima de 18 anos.

O festival tem temática livre. Para a competição, os filmes devem ter sidos finalizados a partir de outubro de 2017. O evento difunde as produções audiovisuais e promove o intercâmbio entre realizadores. Além das competitivas, haverá mostras especiais não competitivas, ações formativas, bate-papos, encontro com realizadores e pré-estreias. O Guarnicê é o maior e mais tradicional evento competitivo do cinema nacional do Maranhão.

Conheça mais sobre o Guarnicê

A diretora do DAC e coordenadora da 42ª edição do Festival, Fernanda Santos Pinheiro, destaca que os filmes inscritos serão selecionados pela Comissão de Pré-Seleção, formada por pessoas de reconhecida competência na área de cinema. O resultado será divulgado até 30 de abril. O prêmio oficial do evento é o Troféu Guarnicê, que será entregue aos vencedores das mostras competitivas, durante a cerimônia de encerramento.

“A 42ª edição do Festival Guarnicê de Cinema virá com muitas novidades. Nós ampliamos o número de mostras competitivas direcionadas aos realizadores maranhenses. É uma ação estratégica planejada para acompanhar as crescentes demandas do mercado audiovisual local e também oferta ao público maior programação de filmes, temáticas, estéticas e olhares diversos”, disse a diretora.

Ela também exaltou a participação em massa do público maranhense, além dos profissionais, nos dias de evento. “Durante os oito dias do Festival Guarnicê, a cidade de São Luís do Maranhão se mobiliza e respira cinema. Além do grande engajamento dos realizadores locais, receberemos diretores, produtores, roteiristas e profissionais de todo o país, que estarão reunidos e interagindo, trocando ideias, olhares e novas perspectivas para o futuro do cinema nacional e maranhense”, disse.

Premiação

O Júri de Premiação atribuirá o Troféu Guarnicê para o melhor filme longa-metragem nacional, que receberá o Troféu Guarnicê e mais uma premiação em dinheiro, de R$ 23 mil, dedutíveis de impostos. O melhor filme curta-metragem nacional receberá o Troféu Guarnicê e a premiação em dinheiro no valor de R$ 12 mil, também dedutíveis de impostos. Haverá ainda o Prêmio Assembleia, que contemplará três categorias: melhor filme curta e longa-metragem, ambos eleitos por júri técnico; e o melhor filme realizado por maranhenses, eleito por júri popular, podendo ser longa ou curta-metragem, todos três com premiação em dinheiro de dez salários mínimos dedutíveis de impostos.

O edital completo está disponível no site oficial do evento.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Paulo Washington/DAC UFMA
Última alteração em: 11/02/2019 15:52

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/04/2019

12:18

Pesquisadora da USP ministrou conferência sobre história oral e migrações do Nordeste ao Sudeste SÃO LUÍS – Na tarde de terça-feira, 16, foi realizada a conferência intitulada “História oral e memória na pesquisa qualitativa...

19/04/2019

12:10

Encontro que abordará a atuação das mulheres na engenharia será realizado no dia 26 de abril SÃO LUÍS – Com o objetivo de abordar assuntos como automação, internet of things (IoT), Indústria 4.0 e empoderamento femininona...

19/04/2019

11:40

Terá início em abril a primeira Jornada do Mestrado em Design e Seminário da PROCARD SÃO LUÍS - Durante os dias22 a 26 de abril, o Centro Pedagógico Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão,...

18/04/2019

13:00

Acessibilidade e Hospitalidade: seminário reúne representantes em debate na Fábrica Santa Amélia SÃO LUÍS - Com o objetivo de integrar e sensibilizar a comunidade acadêmica acerca dos temas da inclusão e acessibilidade...

18/04/2019

11:02

Estudantes de Turismo e Hotelaria retornam à São Luís, após visitar empresas de Fortaleza FORTALEZA – Encantados com as belezas naturais e com o grande potencial turístico explorado por empresas públicas e privadas da...
Fim do conteúdo da sessão