Projeto da UFMA atende a mais de 600 profissionais da rede básica de ensino de Buriticupu
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Projeto da UFMA atende a mais de 600 profissionais da rede básica de ensino de Buriticupu

Publicado em: 22/01/2019

BURITICUPU – A cerca de 400 km de São Luís, o município de Buriticupu assume um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano do Estado. Como forma de suprir essas necessidades, a Universidade Federal do Maranhão realiza o Projeto de Formação Continuada dos Profissionais de Educação do Sistema Municipal de Educação de Buriticupu (PROSEMEB), com o objetivo de responder às demandas de formação técnico-pedagógica dos profissionais de educação, em especial professores e gestores escolares que integram a rede municipal.

O PROSEMEB é coordenado pela professora do Departamento de Educação II Cacilda Rodrigues Cavalcanti e pela professora do Departamento de Educação I Cibelle Cristina Lopes e Silva, coordenadora pedagógica.

O projeto, que atende a 40 coordenadores e 576 professores, conta com quatro momentos de formação e acompanhamento. Atualmente, já foram realizados dois momentos de formação no município e já está na segunda etapa de acompanhamento realizado pelos bolsistas, pois o projeto tem como eixo a pesquisa-ação que envolve o trabalho compartilhado da equipe técnico-pedagógica da UFMA (professores e estudantes) e de professores, gestores escolares, agentes pedagógicos e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Buriticupu.

“Buscamos articular educação superior e educação básica, como meio de integrar pesquisa e trabalho docente e, assim, garantir uma base empírica para as suas ações”, explicou Cacilda.

A ação de extensão da UFMA buscou garantir o direito à educação com qualidade e equidade, conforme prescreve a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996 e o Plano Nacional de Educação, exigindo, portanto, a ação colaborativa dos três níveis de governo: federal, estadual e municipal.

“As instituições públicas de ensino superior são instituições formadoras por excelência e cumprem o importante papel, em sua função integrada de ensino, pesquisa e extensão, de prestar serviços à sociedade. Com a UFMA não é diferente, porque compartilhamos a ciência e a tecnologia produzida na academia e, assim, retroalimentamos suas atividades de pesquisa e de ensino, integrando permanentemente teoria e prática”, frisou Cacilda.

A UFMA apresenta a iniciativa de formação dos profissionais da educação básica como parte de sua função social na garantia do direito à educação de qualidade, visando ao exercício pleno da cidadania, à formação crítica e comprometida com os ideais de liberdade, de democracia e de formação integral e humanizadora.

Segundo a coordenadora do PROSEMEB, o Projeto é voltado para a formação continuada, definido com base nas necessidades formativas dos profissionais da educação básica da rede municipal de ensino de Buriticupu.

“O Projeto é baseado em conteúdos e metodologias específicos para superar dificuldades técnicas e pedagógicas dos professores, visando a um redirecionamento de práticas que busquem o aprendizado significativo dos educandos”, ressaltou.

O projeto conta, ainda, com 14 professores da UFMA e 10 estudantes bolsistas, responsáveis pela atividade de acompanhamento pedagógico.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Ascom
Última alteração em: 22/01/2019 21:09

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/04/2019

12:18

Pesquisadora da USP ministrou conferência sobre história oral e migrações do Nordeste ao Sudeste SÃO LUÍS – Na tarde de terça-feira, 16, foi realizada a conferência intitulada “História oral e memória na pesquisa qualitativa...

19/04/2019

12:10

Encontro que abordará a atuação das mulheres na engenharia será realizado no dia 26 de abril SÃO LUÍS – Com o objetivo de abordar assuntos como automação, internet of things (IoT), Indústria 4.0 e empoderamento femininona...

19/04/2019

11:40

Terá início em abril a primeira Jornada do Mestrado em Design e Seminário da PROCARD SÃO LUÍS - Durante os dias22 a 26 de abril, o Centro Pedagógico Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão,...

18/04/2019

13:00

Acessibilidade e Hospitalidade: seminário reúne representantes em debate na Fábrica Santa Amélia SÃO LUÍS - Com o objetivo de integrar e sensibilizar a comunidade acadêmica acerca dos temas da inclusão e acessibilidade...

18/04/2019

11:02

Estudantes de Turismo e Hotelaria retornam à São Luís, após visitar empresas de Fortaleza FORTALEZA – Encantados com as belezas naturais e com o grande potencial turístico explorado por empresas públicas e privadas da...
Fim do conteúdo da sessão