Docente do Departamento de Odontologia ascende a Classe E, cargo máximo do magistério
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Docente do Departamento de Odontologia ascende a Classe E, cargo máximo do magistério

Publicado em: 10/01/2019

SÃO LUÍS – A docente Silvana Amado Libério Pereira, do Departamento de Odontologia I da UFMA, foi promovida ao cargo de professora titular da Universidade Federal do Maranhão. Após defesa de memorial que ocorreu no Auditório de Odontologia nesta quinta, 10, a docente alcançou a Classe E, maior grau da magistratura.

A apresentação do Memorial é a exposição de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão realizados durante a vida acadêmica, e é um documento de caráter acadêmico descritivo, analítico, quantitativo e qualitativo, que destaca fatos marcantes e méritos acadêmicos durante a trajetória do docente.  

A professora apresentou toda a sua carreira acadêmica, desde a escolha da carreira na odontologia — influenciada pela mãe — até o mestrado em Odontopediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e o doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia. Também foram expostas pesquisas relacionadas à área da Radiologia, como a prevalência de anomalias dentais detectadas em pacientes jovens mediante radiografias panorâmicas.

A professora afirmou que a docência, como forma de inspiração aos que querem seguir o magistério, envolve a percepção e a adaptação às diversas necessidades dos alunos, como forma de estimulá-los no curso. “Nós, como professores, temos que enxergar essas diferenças entre os nossos alunos, entender as características e as dificuldades da vida. E eu acredito que o nosso principal papel é compartilhar a nossa experiência e ser solidário de entender esses momentos resgatando, principalmente, aqueles que percebemos que estão em alguma dificuldade maior”, pontuou.

A reitora Nair Portela destacou a importância do aumento no número de professores que têm alcançado a classe de professor titular: “É muito importante para nós a defesa do memorial dos professores, e nós, aqui na Universidade, temos registrado com muita satisfação uma relativa frequência de defesas e estamos muito felizes com isso. Porque os professores têm uma luta intensa na vida acadêmica, e esse momento é muito relevante, tanto para o professor quanto para a instituição”.  

Fizeram parte da banca que avaliou o memorial os professores Issac Suzart Gomes Filho e Márcio Campos Oliveira, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS);Walter Leal de Moura da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e os professores suplentes Roseana de Almeida Freitas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e Ana Emília Figueiredo de Oliveira, da Universidade Federal do Maranhão.       

Saiba mais

Silvana Amado Libério Pereira possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão (1980), mestrado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará (2010).


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Luiz Gabriel Bastos
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Tatiane Raquel
Última alteração em: 13/01/2019 19:33

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

18/06/2019

12:00

CONSULTA PRÉVIA: Comissão prorroga o prazo de campanha para o dia 24 deste mês SÃO LUÍS - A Comissão Eleitoral da Consulta Prévia para escolha de Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal do Maranhão...

18/06/2019

12:00

RÁDIO ASCOM - Capital maranhense sedia o 42º Festival Guarnicê de Cinema SÃO LUÍS - O #CidadeUniversitáriaEntrevista desta semana recebe a diretora do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA (DAC), Fernanda Pinheiro,...

17/06/2019

21:24

Reitora Nair Portela inaugura o Restaurante Universitário do câmpus de Codó CODÓ - "Eu passo o dia todo na Universidade, moro distante e com o restaurante aqui vai me ajudar bastante",...

17/06/2019

17:10

TV ASCOM: UFMA promove solenidade de abertura do 42° Festival Guarnicê de Cinema São Luís - A Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura...

17/06/2019

16:30

Festival Guarnicê de Cinema é aberto com pré-estreia nacional e homenagens SÃO LUÍS - Ocorreu, na noite da sexta, 14, no Teatro Arthur Azevedo, a abertura do 42º Festival Guarnicê de...
Fim do conteúdo da sessão